O candidato a prefeito Lúdio Cabral chega à reta final do primeiro turno das eleições com apoio reforçado. No programa eleitoral desta segunda-feira (30), o compromisso com a coligação “Coragem e Força pra Mudar” foi reafirmado por ministros do governo federal, que garantiram apoio e recursos para realizar as propostas de Lúdio para a população de Cuiabá.

Médico sanitarista que atua há 28 anos na saúde pública, o candidato teve sua capacidade técnica reconhecida pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, que garantiu os recursos para implantar as propostas de Lúdio, como ampliação de 111 para 312 equipe de saúde da família nos postos de saúde e reabertura das policlínicas. “Com Lúdio Cabral na prefeitura, o povo de Cuiabá contará com conhecimento, experiência e compromisso para cuidar da saúde de todos”, afirmou a ministra.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, garantiu apoio para a instalação de placas solares em 20 mil casas que Lúdio vai construir com recursos do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. “Vamos ajudar Lúdio a colocar em prática o compromisso de dar energia solar para a população de interesse social e que fortaleça a economia de Cuiabá.”

Já o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou o apoio do governo federal à proposta do candidato para transformar Cuiabá em um polo de produção de frutas e verduras. “Eu, como ministro da agricultura, apoio os projetos do Lúdio e, tenham certeza, ele tem acesso direto também ao presidente Lula e isso se torna uma realidade”, afirmou Fávaro.

Pelas ruas da cidade, Lúdio recebe apoio da população. Ele tem reencontrado pacientes e apresentado a eleitores seu Plano de Governo Participativo, que fará de Cuiabá uma referência para todo o país, principalmente na área da saúde. Para isso, vai resolver a dívida da Prefeitura, reabrir policlínicas e aumentar as equipes da atenção primária.

“Não vamos descansar um minuto sequer. É nosso dever encontrar a população, conversar com elas para falar do nosso propósito de mudar Cuiabá de verdade”, disse Lúdio, que propõe ainda criar o Hospital Infantil e Maternidade e ampliar o atendimento à saúde mental.

Histórico

O programa destacou ainda o histórico de Lúdio, que como vereador, criou o primeiro projeto de iniciativa popular de Mato Grosso, derrubando o aumento abusivo do IPTU em Cuiabá. Também é de Lúdio a lei que garante às gestantes o direito de saber o local do parto com antecedência.

Como deputado estadual, Lúdio destinou em 2024 R$ 12 milhões para a saúde do estado, e R$ 5 milhões para as policlínicas de Cuiabá. Além disso, elaborou projeto de lei para acabar com o confisco de 14% dos servidores aposentados e pensionistas e garantiu direitos a pacientes e famílias em tratamento fora do domicílio.

Como prefeito, Lúdio vai ampliar os benefícios para a população com a mudança do cálculo da tarifa de ônibus, que terá mais qualidade por menor preço, a requalificação do Centro Histórico e a parceria com igrejas e instituições da sociedade civil para garantir com urgência mais de 4 mil vagas em creches municipais.

Lúdio é candidato a prefeito de Cuiabá ao lado de Rafaela Fávaro, candidata a vice-prefeita. A coligação “Coragem e Força pra Mudar” é formada pelos partidos PSD, Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) e Federação PSOL/REDE.