Representantes de diferentes segmentos culturais de Cuiabá se juntaram ao ministro interino da Cultura, Márcio Tavares, para reforçar o apoio ao candidato a prefeito Lúdio Cabral no segundo turno das eleições na capital. Em ato na Praça Alencastro, na sexta-feira (18), músicos, atores, artistas plásticos, profissionais do audiovisual e produtores culturais destacaram que a vitória de Lúdio vai garantir respeito à cultura de Cuiabá e ao setor econômico, que vai se tornar instrumento de valorização da identidade cuiabana e de desenvolvimento da economia, fortalecendo o empreendedorismo e gerando emprego e renda.
O ministro Márcio Tavares destacou que a parceria com Lúdio na prefeitura resultará, por exemplo, na boa aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc e na construção de Centros Culturais, os chamados CEUs da Cultura, espaços multifuncionais de uso cultural e caráter comunitário. “Cuiabá terá um prefeito que vai valorizar a arte e a cultura porque sabe que elas são, em primeiro lugar, uma instância de fortalecimento da democracia e da cidadania. A grande riqueza que nosso país tem é sua gente, e gente pensa e é criativa”, disse.
Tavares explicou ainda como a cultura constrói caminhos para o desenvolvimento, geração de renda e oportunidade. “O Lúdio sabe disso. Ele sabe que a economia criativa é hoje o setor que mais emprega jovens entre 18 e 29 anos, ele entende que a cultura ajuda a superar a violência. Tenho certeza que com os investimentos que traremos para Cuiabá, a única batalha que vai prosperar aqui é a batalha da Alencastro”, pontuou o ministro, em referência às batalhas de rima realizadas na praça.
Lúdio destacou que vai criar a Secretaria Municipal de Cultura, fortalecer o Conselho Municipal e ampliar o acesso a programas do governo federal para gerar emprego e renda. “Em quatro anos, nós vamos encontrar a cidade com que sempre sonhamos: a Cuiabá dos mais de 300 anos, a Cuiabá que tem como sua maior força e como sua identidade. Justamente isso que vocês fazem, que são as artes, a cultura, a festa, a alegria e a hospitalidade dessa aldeia indígena, desse quilombo que se chama Cuiabá.”
O candidato também vai preservar e recuperar a tradição cuiabana com a requalificação de espaços públicos culturais e o Centro Histórico da cidade, e valorizando o Plano Municipal de Cultura. Com isso, o turismo também será fortalecido. “Para realizarmos esse sonho, estamos conquistando o coração e a consciência da população sobre o dever cívico e o dever ético que nós temos de vencer essas eleições e governarmos ao lado de todos para construirmos uma cidade melhor”, disse Lúdio.
A coordenadora do escritório estadual do Ministério da Cultura (Minc) em Mato Grosso, Ligia Viana, ressaltou o comprometimento de Lúdio e da candidata a vice-prefeita, Rafaela Fávaro, com a defesa do setor. “Lúdio sempre teve sensibilidade e compromisso com a cultura. Não é de agora, só porque é eleição. É por isso que eu acredito que o melhor lugar para toda a classe cultural, todos os fazedores e fazedores de cultura estarem ao seu lado”, afirmou.
Para o secretário-adjunto da Secretaria de Estadual de Cultura, Jan Moura, não há dúvidas que a vitória de Lúdio resultará na maior e melhor política cultural já vivida pela cidade. “Eu estou do lado da cultura e do lado da minha gente e não tenho dúvida da capacidade de Lúdio para fazer de uma Cuiabá uma cidade que respeita a cultura, que respeita a comunidade LGBTQIA+, que respeita o povo preto, o povo pobre, o povo que faz essa cidade tão incrível.”
Durante o ato, Lúdio também prestou solidariedade à cantora Karola Nunes, que foi processada pelo candidato Abílio Brunini por expressar opinião contrária à votação dele em projetos na Câmara Federal. “Faço uma saudação especial à Karola Nunes, artista que foi atacada por aqueles que dizem defender a liberdade de expressão, mas quando a liberdade de expressão é exercida para propagar a verdade, eles se revoltam e nos processam. Karola, você não está sozinha”, garantiu.
Lúdio Cabral é candidato a prefeito de Cuiabá pela coligação “Coragem e Força pra Mudar”, que reúne a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B), o PSD e a Federação PSOL-REDE. A chapa tem como candidata a vice-prefeita a jornalista e empresária Rafaela Fávaro.