O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de risco de tempestade para 65 cidades de Mato Grosso, incluindo Várzea Grande, Tangará da Serra, Rondonópolis e Cuiabá. O aviso é valido ate às 10h desta segunda-feira (25).

A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, considerada uma chuva volumosa.

Os ventos devem ser intensos, entre 60 e 100 km por hora e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

“Sobre esse alerta de tempestade, essa chuva surge em função de uma frente fria que caminhou sobre o Oceano Atlântico e Sul do Brasil no interior do continente. Hoje chegou a Mato Grosso do Sul, temos o que chamamos de repercussão pré-frontal. Essa frente fria contribui com a chegada de ar úmido do Oceano Atlântico e um ar mais frio vindo do Sul, tendo esse contato com nossa atmosfera mais aquecida, gerando formação de nuvens e precipitações”, diz o climatologista Jose Carlos Ugeda.

Nesse domingo (24), houve chuva de 14,6 mm em Cuiabá, com rajadas de vento de até 49km/h entre as 11h e 14h. Em Várzea Grande, a chuva foi mais intensa, com 26 mm, segundo o 9º Distrito Meteorológico de Várzea Grande.

Houve tempestades de poeira em Tangará da Serra e Rondonópolis.