A disputa por uma vaga de titular no Manchester City é ingrata. Afinal, Sergio Agüero é o maior goleador da história do clube e ainda se encontra no mais alto nível. Entretanto, Gabriel Jesus alcança números expressivos mesmo como reserva da equipe de Pep Guardiola.

Neste sábado (22), o centroavante decidiu a partida contra o Leicester City e se colocou como o goleador brasileiro entre aqueles que atuam nas principais ligas europeias. O gol do 1 a 0 fora de casa, que fez o City abrir vantagem sobre o adversário na briga pelo vice-campeonato da Premier League, foi o 17º de Jesus na temporada.

Neymar, o grande nome do futebol brasileiro e que enfrentou lesões, soma 16 e pode retomar a ponta neste domingo (22), caso reencontre as redes rivais no duelo contra o Bordeaux, pelo Francês.

Outros dois nomes importantes no cenário da seleção brasileiro se encontram ainda mais atrás de Jesus no número frio dos gols. Titular incontestável do Liverpool e dono de características diferentes a do camisa 9 do City, Roberto Firmino anotou nove gols. Já Richarlison, nome importante do Everton, balançou a rede 11 vezes na temporada. A artilharia absoluta entre os atacantes brasileiros se ratificou por um 2020 goleador. São seis gols em 10 partidas neste ano. Pegando o recorte dos últimos 17 compromissos, foram 12 gols e quatro assistências. Ou seja, Jesus produz direta ou indiretamente quase um gol por jogo para a equipe de Guardiola.

A evolução no jogo aumenta o reconhecimento de Gabriel Jesus dentro do futebol inglês. Autor de 62 gols pelo Manchester City, o atacante foi descrito por Owen Hargreaves, ex-meia do Manchester United e comentarista da Premier League, como o “melhor atacante reserva do mundo”. O próprio Gabriel Jesus se satisfaz com a evolução no próprio jogo, como deixou claro em entrevista concedida depois de decidir a partida para o Manchester City. O time de Guardiola soma 57 pontos, sete a mais do que o Leicester. O líder da Premier League é o Liverpool, com 76.

“Estou muito feliz, porque no jogo passado tive quatro chances e errei. Em duas, eu nem chutei. Então hoje entrei e na segunda chance pude marcar. Isso é maravilhoso para mim, parece que eu melhorei. Acertei o chute, estou muito feliz”, afirmou o atacante brasileiro. (Uol Esporte)