O grande momento chegou! As Olimpíadas de Tóquio, enfim, vão começar oficialmente com a Cerimônia de Abertura, que acontece nesta sexta-feira (23), às 7h (horário de MT) com transmissão ao vivo da TV Globo.

Além da abertura, outras duas modalidades dão a partida para suas competições ainda na noite desta quinta. Às 20h30 teremos o remo com o brasileiro Lucas Verthein na água. E mais tarde acontecem as primeiras provas do tiro com arco, com Ana Marcelle e Marcus Vinícius disputando.

A cerimônia do “novo normal”

Cerimônias de abertura de Olimpíadas sempre são cercadas de mistério, mas a de Tóquio 2020 é uma incógnita total. Não só pelo sigilo total da organização, mas pelos muitos fatores que tornam esta cerimônia única na história.

Por conta da pandemia do novo coronavírus e do estado de emergência na capital japonesa, o Estádio Olímpico não estará aberto para o público em geral. Apenas convidados especiais, como membros do Comitê Olímpico Internacional, líderes políticos e patrocinadores estarão presentes; especula-se que serão cerca de 10 mil pessoas num estádio com capacidade para 68 mil.

Devido às restrições para conter a Covid-19, a expectativa é que o espetáculo, geralmente grandioso, seja uma versão reduzida do que se planejava apresentar antes do adiamento das Olimpíadas. As delegações de cada país que marcharão no estádio também prometem ser menores que o comum. Espera-se uma mensagem de resiliência e superação devido ao momento de combate à pandemia, e muita emoção.

Brasil estreia nos esportes individuais

Antes da cerimônia, ainda na noite de quinta-feira, os primeiros atletas individuais do Time Brasil fazem suas estreias em Tóquio. O primeiro é o remador Lucas Verthein, que compete no single skiff masculino a partir de 20h30. Medalha de bronze no Mundial Júnior de Roterdã em 2016, ele é o único representante brasileiro no remo olímpico.

O remador Lucas Verthein é o primeiro atleta individual brasileiro a competir em Tóquio 2020 — Foto: CBR/Miriam Jeske

O remador Lucas Verthein é o primeiro atleta individual brasileiro a competir em Tóquio 2020 — Foto: CBR/Miriam Jeske

Pouco depois, às 21h, é a vez de Ane Marcelle dos Santos começar a disputa no tiro com arco individual feminino. Ela é dona da melhor classificação de um arqueiro brasileiro na história das Olimpíadas, o nono lugar na Rio 2016. Já na madrugada de sexta-feira, à 1h, Marcus Vinícius D’Almeida faz o ranqueamento na chave masculina. Ele foi vice-campeão no Pan de Lima. Os resultados desta quinta e sexta também servirão para definir o confronto da dupla no torneio de equipes mistas.

Confira a agenda de jogos das Olimpíadas:

Remo

20h30 – Single skiff masculino – Eliminatórias (Lucas Verthein)
21h30 – Single skiff feminino – Eliminatórias
22h30 – Double skiff masculino – Eliminatórias
23h – Double skiff feminino – Eliminatórias
23h30 – Skiff quádruplo masculino – Eliminatórias
23h50 – Skiff quádruplo feminino – Eliminatórias

Tiro com arco

21h – Individual feminino – Ranqueamento (Ane Marcelle)
21h – Equipe feminino – Ranqueamento
01h – Individual masculino – Ranqueamento (Marcus Vinicius)
01h – Equipe masculino – Ranqueamento
01h – Duplas X – Ranqueamento (Ane Marcelle e Marcus Vinicius)

(Globo Esporte)