Mesmo com o crescimento populacional constatado pelo Censo do IBGE 2022, o município de Várzea Grande não deve ter 2º turno nas eleições municipais do próximo ano.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), o número mínimo necessário para que ocorra a disputa em dois turnos é de 200 mil eleitores. Apesar do levantamento do IBGE apontar que a Cidade Industrial tem atualmente 299.472 habitantes, o número de eleitores credenciados é de 178.509, o que exclui a chance, neste momento, da disputa pelo Paço Couto Magalhães demandar mais de um turno.
Em 2010, o município tinha 248.130 moradores, mas o aumento de mais de 20% na população não necessariamente se reflete no aumento do número de eleitores. Segundo o TRE, essa diferença pode estar relacionada à ausência da transferência do domicílio eleitoral, já que os cidadãos podem residir na cidade e votar em outra localidade, além da falta de emissão de novos títulos.
Dessa forma, o cenário em Várzea Grande segue favorável ao atual prefeito da cidade, Kalil Baracat (MDB). Apesar de aliados afirmarem que a decisão de sair à reeleição ainda não foi revelada ao grupo, mesmo com articulação de empresários e políticos que têm reduto eleitoral na cidade, tudo indica que o emedebista irá encarar as urnas novamente.
Segundo turno nas eleições
A determinação de no mínimo 200 mil eleitores em um município para a possibiliade de segundo turno é determinada pela Constituição Federal de 1988 e ocorre por meio da adoção do critério da maioria absoluta de votos, ou seja, maioria dos votos totais.
As excessões só ocorrem em eleições para escolha de presidente e governador. No ano passado, durante a disputa do segundo turno presidencial, mais de 146 mil várzea-grandenses exerceram o poder do voto, sendo que 2% votaram branco ou nulo, 84.427 mil votaram favoráveis a Bolsonaro (PL) e 59.268 mil eleitores apoiaram Lula (PT).