Agora, já não há mais o que esperar. O Flamengo está garantido em sua quarta final de Copa Libertadores. Na noite desta quarta-feira (7), o Rubro-Negro voltou a vencer o Vélez Sarsfield, da Argentina, por 2 a 1. Como já havia vencido na ida por 4 a 0, o Fla carimbou assim seu passaporte para enfrentar o Athletico Paranaense, no dia 29 de outubro.
A vitória do Flamengo veio de virada. Apesar de Pratto ter aberto o placar para o Vélez, Pedro e Marinho confirmaram a reação rubro-negra. O Fla chegou, com mais esta vitória, a 12 jogos de invencibilidade na atual decisão da Libertadores. Também já são 12 os gols de Pedro, artilheiro da competição.
O Flamengo começou com mais iniciativa, mas não houve nenhuma chance de gol até os 20 minutos. Surpreendentemente, a primeira foi do Vélez, e bem sucedida: Janson cruzou da esquerda, Pratto passou por Pablo e chutou para fazer 1 a 0. Se os argentinos começaram a acreditar em uma virada quase impossível, o Fla não abriu mão do ataque. Arrascaeta quase empatou em chute defendido por Burián, mas o gol saiu mesmo com Pedro, como sempre. Ele deixou sua marca, de cabeça, após triangulação envolvendo Rodinei e Éverton Ribeiro.
Segundo tempo
Com uma vantagem considerável no agregado, o Flamengo levou o jogo com tranquilidade e, aliás, criou até mais chances do que no primeiro tempo. Dorival Junior aproveitou para fazer algumas mudanças no time e uma delas surtiu um efeito decisivo. Marinho, que entrou no lugar de Éverton, deixou sua marca após boa jogada de Pedro, que deixou o companheiro livre para virar o marcador.
O Vélez ensaiou uma nova reação, mas o Flamengo é que quase marcou o terceiro. Porém, o VAR anulou o que seria o gol de Pablo, já no finalzinho. Por fim, a festa foi dos mais de 60 mil rubro-negros que lotaram o Maracanã. Agora, é a contagem regressiva para ver o sonho do tri se tornar realidade.
FLAMENGO 2×1 VÉLEZ SARSFIELD – Jogo de volta da semifinal da Copa Libertadores
Data e horário: 07/09/2022, às 21h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público pagante: 61.519 torcedores
Renda: R$ 5.522.336,00
Gols: Pratto, 20’/1ºT (0-1); Pedro, 42’/1ºT (1-1). Marinho, 23’/2ºT (2-1)
FLAMENGO: Santos; Rodinei, Fabrício Bruno, Pablo e Filipe Luís (Ayrton Lucas, 18’/2ºT); João Gomes, Vidal (Pulgar, 18’/2ºT), Éverton Ribeiro (Varela, 39’/2ºT) e De Arrascaeta (Diego, 39’/2ºT); Éverton (Marinho, 18’/2ºT) e Pedro. Técnico: Dorival Junior.
VÉLEZ SARSFIELD: Burián; Jara, De Los Santos, Brizuela e Ortega; Garayalde, Cáseres (Seoane, 25’/2ºT), Orellano, Florentín e Janson (Castro, 39’/2ºT); Pratto. Técnico: Alexander Medina.
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: Alejandro Molina (CHI) e Claudio Urrutia (CHI)
VAR: Juan Lara (CHI)
Cartões amarelos: Filipe Luís, Vidal (FLA); Garayalde, Seoane, Brizuela (VEL) (Jogada 10)