Os principais candidatos ao Governo do Estado, Mauro Mendes (União), que tenta a reeleição, e Marcia Pinheiro (PV) apresentaram seus primeiros programas eleitorais na TV nesta sexta-feira (26).

O candidato do Psol, Moisés Franz, também apareceu no programa em poucos segundos. Já o Pastor Marcos Ritela não teve programa exibido.

 

Mendes

O candidato Mauro Mendes mostrou as diversas obras de sua gestão, um depoimento da primeira-dama Virginia Mendes e de uma série de eleitores, como professores, caminhoneiros e agricultores.

“Pra quem trabalha com seriedade, tem que estar com muita energia, com muita vontade, e posso dizer com tranquilidade que estou com muita força e vontade de continuar fazendo e mantendo o ritmo”, disse Mendes.

“Quatro anos atrás, o Estado estava em um momento difícil e a vida das pessoas, nas escolas, nos hospitais, nos bairros, nas estradas, estava sendo profundamente impactada pelo desempenho negativo do governo. Mas mostramos com atitudes que a política séria, feita com honestidade, muda para melhor a vida do cidadão”, acrescentou.

Emocionado, o governador citou sua mãe, dona Abadia. Segundo Mendes, ela morreu antes que ele ganhasse qualquer disputa eleitoral.

“Ela não me viu vencer nenhuma eleição, apenas perder, porque ela faleceu em 2009. Essa é uma tristeza no meu coração, porque em vida, meus pais só me viram perder. Não me viram cumprir o que minha mãe pediu: que fizesse pelas pessoas, pelos mais pobres e aquilo que é o verdadeiro sentido da administração pública, a boa política.

Ainda no vídeo, a primeira-dama Virginia aparece dizendo que pela primeira vez não estará tão presente na campanha do marido, por estar em tratamento de um câncer. Em uma mensagem enviada a Mauro, ela reforça seu apoio e admiração pelo trabalho realizado por ele.

Por fim, Mendes mostrou todas as obras já feitas em sua gestão. Disse que em três anos e oito meses de gestão, o Governo do Estado fez investimentos em todas as áreas: infraestrutura, educação, saúde, segurança pública, social, agricultura familiar nos 141 municípios de Mato Grosso.

 

Márcia

A última a aparecer foi a candidata Marcia Pinheiro, da coligação ‘Para Cuidar das Pessoas” – Federação Brasil de Esperança formada pelo PV, PT e PC do B, com apoio do PSD, PP e Solidariedade. Ela citou projetos sociais apoiados por ela na gestão do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Um dos programas apresentados foi o Qualifica Cuiabá, ao qual, segundo ela, já qualificou 6 mil pessoas.

Apesar de estar no grupo da esquerda, que apoia o ex-presidente Lula, Marcia citou o apoio da ex-ministra do presidente Jair Bolsonaro, Damares Alves.

“Aqui em Cuiabá nós estamos em programas sociais do Brasil, inclusive apresentamos o curso do Qualifica Mulher para a ministra Damares, e ela introduziu no Brasil inteiro”, disse,

O marido dela, Emanuel, é citado apenas uma vez, mas não apareceu em nenhum momento.

 

Franz

O candidato do Psol foi o primeiro abrir o horário eleitoral na TV. Em 29 segundos, o candidato se apresentou aos eleitores. Disse ser agricultor, criador de galinha, ter 56 anos e que vive em Mato Grosso desde 1954.

Ele afirmou ser servidor público e mostrou um depoimento do mais famoso nome do Psol em Mato Grosso, o Procurador Mauro, que este ano tenta uma vaga na Câmara Federal. O aliado pediu voto a Franz.

O programa ainda não foi disponibilizado.

Fonte: MidiaNews