O governador Mauro Mendes (União Brasil) disse que é “impossível” começar em 2024 a construção da MT-030, rota alternativa entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá). Mendes explicou que essa rodovia precisa ser feita do zero, a começar pelo projeto inicial, uma das fases mais delicadas do processo. Isso sem mencionar a longa espera para as licitações – que podem demorar cerca 120 dias até a assinatura dos contratos – e toda etapa de uma obra pública exige esse procedimento.
“É quase impossível porque tem que fazer projeto, contratar projeto, licitar projeto, aprovar projeto, fazer planilha orçamentária, ir pra licitação que demora de 90 a 120 dias para assinar contrato. Isso é impossível com toda burocracia pública da Lei brasileira fazer isso em 1 ano”, afirmou Mauro Mendes nesta quarta-feira (20).
A duplicação da MT-252 seria uma solução para sanar o imbróglio da região que precisa desafogar o fluxo intenso de veículos. Porém, a inflexibilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) para contribuir com os trâmites de aprovação do trecho que corta o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães tem deixado o governo de mãos atadas. Mauro já chegou a declarar sua disposição para enfrentar a entidade judicialmente.
“Isso (duplicação) é uma alternativa também. Estamos estudando todas as alternativas de duplicar, de fazer a MT-030, nada está definido nada está descartado”, falou o governador.
A ameaça de deslizamentos próximo ao Portão do Inferno que, inclusive, exigiu a interdição temporária da MT-251 tem sido priorizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT). Conforme Mauro, especialistas da pasta trabalham para corrigir o problema de modo a evitar acidentes. No entanto, a execução também depende de aval do ICMbio.
“A engenharia da Sinfra está estudando as alternativas técnicas e econômicas para que ele possa apresentar ao ICMbio, aprovando, nós iremos executar”, encerrou Mendes.
(HNT)