Quando se olha apenas para o número de gols sofridos na Série A, Sport e Atlético-MG – adversários na partida da 21ª rodada, neste sábado – estão colados. O Galo levou 13 gols (em 19 jogos) e o Leão tomou 15 (em 20 duelos). Mas as duas equipes têm apenas esse ponto em comum na competição. Em todos os outros números, estão bem distantes. A começar pela posição na tabela: o time de Cuca é o líder isolado. O de Gustavo Florentín, 19º.

Pontos e aproveitamento

Dono da melhor campanha da Série A, o Atlético-MG tem 73% de aproveitamento nos 19 jogos que fez. Isso lhe coloca na ponta da tabela, com 42 pontos. Está folgado na posição. O time mais próximo é o Palmeiras, sete pontos abaixo.

Se a distância para o Palmeiras, vice-líder, é grande, imagine para o penúltimo colocado da tabela, o Sport. O Leão tem apenas 17 pontos, quase duas vezes e meia inferior à pontuação do Galo. Diferença semelhante à dos aproveitamentos: enquanto o time mineiro 73%, o Sport não tem mais que 28%.

Gols marcados

Se tem sucesso em evitar que os adversários façam gol, o Sport tem tido imensa dificuldade para marcar os seus. O Leão anotou apenas oito gols em 20 partidas, disparado o ataque mais ineficiente da competição. O segundo pior é o do Grêmio, que fez quase a metade (14).

O abismo em relação ao Galo é muito maior. O time de Cuca fez 29 gols em 19 partidas. São mais de três vezes mais do que o Sport. É o quarto ataque mais poderoso da Série A. Fica atrás apenas do Flamengo (35), Palmeiras (30) e Bragantino (30).

Sozinho, Hulk tem quase a mesma conta do que todo o time do Sport. O atacante do Galo marcou sete gols, apenas um a menos do que o Leão na competição.

Principal nome do ataque do Sport, André só marcou dois gols em 18 partidas — Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press

Principal nome do ataque do Sport, André só marcou dois gols em 18 partidas — Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press

(Globo Esporte)