Em meio aos diversos escândalos na Saúde revelados durante deflagração da Operação Capistrum, na última semana, médicos que atuam nas Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) destinadas a pacientes diagnosticados com covid-19 reclamam da falta de pagamento há pelo menos quatro meses. Os profissionais são contratados pela empresa Hipermed Serviços Médicos, prestadora de serviços da Empresa Cuiabana de Saúde, e exercem suas funções no Hospital São Benedito.
Na tarde desta segunda-feira (25), às 14h, membros do Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed-MT), acompanhados de sua assessoria jurídica, vão à empresa buscar soluções para o problema. A sede da Hipermed fica na avenida Beira Rio. Já nesta terça-feira, o prefeito interino de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), deve se reunir com o Sindemed, às 15h.
O presidente do Sindicato, Adeildo Martins Lucena Filho, os atrasos são recorrentes. “Eu recebi várias reclamações dos colegas referentes a esses atrasos. Sempre tem esse problema onde tem firma. Na UTI adulto no Hospital de Referência da Covid e vem acontecendo em outros lugares também, como na UTI de pediatria do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC)”, explica Adeildo.
Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), informou que vem cumprindo com os pagamentos à empresa terceirizada Hipermed Serviços Médicos em dia e que vem respeitando as ordens judiciais pertinentes ao caso. Destacou que os médicos prestam serviços à Hipermed, que é a responsável pelo pagamento dos salários de seus funcionários e que vem recebendo os valores pelos serviços prestados à ECSP em dia.
A Smallmed Serviços Médicos & Hospitalares, do Grupo Hipermed, por meio de nota, informou que os médicos que prestam serviço ao Hospital São Benedito não estão há quatro meses sem receber. Destaca que 80% dos profissionais já tiveram os vencimentos de agosto pagos e os 20% restantes vão receber no decorrer desta semana. “Os pagamentos de setembro vencem em 30 de outubro e serão feitos tão logo a Smallmed receba os repasses da Empresa Cuiabana de Saúde Publica, ligada à Prefeitura Municipal de Cuiabá. Portanto, vale reforçar que não se caracteriza quatro meses sem pagamento e todos os médicos têm ciência da data dos recebimentos no momento da contratação”, traz trecho da nota.
ÍNTEGRAS DAS NOTAS
NOTA HIPERMED
A Smallmed Serviços Médicos & Hospitalares esclarece que os médicos que prestam serviço ao Hospital São Benedito não estão há quatro meses sem receber. É importante informar que 80% dos profissionais já tiveram os vencimentos de agosto pagos e os 20% restantes vão receber no decorrer desta semana. Os pagamentos de setembro vencem em 30 de outubro e serão feitos tão logo a Smallmed receba os repasses da Empresa Cuiabana de Saúde Publica, ligada à Prefeitura Municipal de Cuiabá. Portanto, vale reforçar que não se caracteriza quatro meses sem pagamento e todos os médicos têm ciência da data dos recebimentos no momento da contratação.
NOTA PREFEITURA DE CUIABÁ
Em relação ao pagamento dos médicos que prestam serviços na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) dos hospitais geridos pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), a mesma informa que vem cumprindo com os pagamentos à empresa terceirizada Hipermed Serviços Médicos em dia e que vem respeitando as ordens judiciais pertinentes ao caso. Importante destacar que os médicos prestam serviços à Hipermed, que é a responsável pelo pagamento dos salários de seus funcionários e que vem recebendo os valores pelos serviços prestados à ECSP em dia.