Horas depois de dizer que Maradona passa bem e que não terá sequela neurológica por conta de cirurgia no cérebro, o médico do ídolo argentino, Leopoldo Luque, voltou a falar sobre o estado de saúde. Desta vez, ele revelou episódios de confusão e disse que a internação deve durar mais alguns dias.
– Vimos que no pós-operatório Diego teve episódios de confusão. Juntamente com os médicos da terapia, associamos isso a um quadro de abstinência.
– Em sintonia com os médicos terapeutas, acreditamos que é preciso fazer um tratamento de abstinência. Isso vai durar alguns dias. Acreditamos que é o melhor para o Diego – disse o médico.
De acordo com informações do jornal Olé, Luque disse que o tratamento para abstinência pode ser aproveitado “para sempre”, e descartou a possibilidade de pronta saída do hospital, algo desejado por Maradona.
O técnico do Gimnasia foi internado em um hospital de La Plata na segunda e, após uma série de exames, os médicos identificaram um hematoma subdural, que é um ligeiro acúmulo de sangue na meninge. O ídolo foi transferido para outro hospital em Buenos Aires, onde passou pela cirurgia na terça.
A situação clínica de Maradona
Responsável pelo procedimento, Leopoldo Luque é neurocirurgião e médico particular de Maradona desde 2016. A cirurgia é considerada simples, mas havia a preocupação pela condição do ex-jogador, que completou 60 anos na última sexta-feira.
O argentino chegou ao hospital com anemia e desidratação. Ele andava e comia com dificuldades nos últimos dias. De acordo com médicos ouvidos pelo jornal “Clarín”, o hematoma subdural é decorrente de um trauma, que pode ter ocorrido há pouco tempo ou há vários anos.
No caso de Maradona, os exames constataram que o problema era crônico e necessitava de intervenção cirúrgica. O campeão do mundo em 1986 vai continuar em observação no hospital.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/u/1/mJuQeiQXKwBlQ6g5gWSg/gettyimages-1205709703.jpg)
Diego Armando Maradona é atualmente técnico do Gimnasia de La Plata — Foto: Getty Images
Campeão mundial em 1986 e um dos maiores ídolos da Argentina, Maradona completou 60 anos na última sexta-feira e recebeu inúmeras homenagens.
Técnico do Gimnasia, ele esteve presente no Estádio do Bosque para a estreia de sua equipe na Copa Liga Profissional, na vitória por 3 a 0 contra o Patronato. No entanto, ficou apenas até os 18 minutos do primeiro tempo e foi embora com familiares e pessoas próximas. (Globo Esporte)