A médica Luciana Horta, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), salvou a vida de uma idosa de 60 anos pelo telefone. A ocorrência foi registrada nos sexta-feira (10) em Rondonópolis (218 km de Cuiabá) quando a mulher começou a passar mal na igreja e desmaiou. Na sequência, frequentadores do templo religioso verificaram que a idosa estava sem pulso. Por ligação, a médica do Samu conseguiu tranquilizar os populares e orientar sobre os procedimentos de reanimação cardiopulmonar (RCP).

No telefonema, o homem que socorria a idosa narrou que repentinamente a vítima começou a passar mal, “virar os olhos” e desmaiou. Redirecionado para a médica, o homem se tranquilizou e foi orientado para prestar o socorro imediato à idosa até a chegada da ambulância.

Quando a equipe do Samu chegou ao local, identificaram que a paciente voltou a ter níveis de consciência e sinais de gravidade. No momento, a suspeita era de que a mulher havia sofrido uma parada cardíaca.

A paciente foi imediatamente encaminhada para o box de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e posteriormente precisou de leito numa UTI coronariana onde a idosa foi submetida à implantação de um marca-passos em decorrência da arritmia grave.

(HNT)