Os atuais campeões mundiais chegaram novamente. Em grande jogo, a França bateu a Polônia por 3 a 1 e se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo. A partida aconteceu no estádio Al Thumama, em Doha, no Qatar. Os franceses contaram com uma grande atuação do atacante Mbappé, que marcou dois golaços, para conseguir a classificação. Aliás, o embate acabou sendo marcante também para Giroud, que acabou se tornando o maior artilheiro da história da França, com 52 gols. Por outro lado, a Polônia até chegou a assustar, principalmente no primeiro tempo, mas pecou nas oportunidades que teve e não conseguiu parar o talento francês. Marcou no final com Lewandowski, de pênalti.
Primeiro tempo
Como era de se esperar, a França foi bem superior no início da partida. Afinal, Dembelé e Mbappé, os dois atacante de velocidade da equipe, atormentaram a defesa francesa e tiveram oportunidades, mas parando em Szczesny. Contudo, se engana quem acha que a Polônia iria ficar apenas na defesa. A melhor oportunidade do jogo caiu nos pés poloneses. Bereszynski chegou na linha de fundo pela esquerda e cruzou rasteiro. A bola desviou no meio do caminho e sobrou para Zielinski. Ele encheu o pé e Lloris fez um milagre. Na sequência, Kaminski chutou cruzado e Varane salvou em cima da linha. Entretanto, após o susto, apareceu a estrela de Giroud. O centroavante recebeu um lindo passe de Mbappé e bateu cruzado para abrir o placar e se tornar o maior artilheiro da história da França. Enfim, um primeiro tempo bastante equilibrado no Al Thumama.
Segundo tempo
Já na segunda etapa, a França voltou determinada a matar o jogo. Mbappé e Griezmann tiveram grandes chances. Contudo, o lance mais emblemático aconteceu aos 13 minutos. Szczesny afastou a bola e se chocou com Varane, na sequência, Giroud emendou uma linda bicicleta e marcou o gol. Entretanto, o juiz acabou anulando por falta no goleiro polonês. Por outro lado, Lewandowski e companhia começaram a ter mais dificuldades em construir uma oportunidade mais clara. Foi apenas aos 25 minutos que a Polônia conseguiu chegar ao ataque, mas deixando muito espaço aberto na defesa. Assim, ficou fácil para os atuais campeões mundiais ampliarem o placar. Em contra-ataque rápido, Dembelé recebe no lado direito, traz para o meio e encontra Mbappé, para acertar um chutaço e fazer o segundo.
Contudo, o camisa 10 ainda não estava satisfeito. Após boa jogada de Thuram, o atacante entrega para Mbappé, que limpou o marcador e acertou o ângulo para dar números finais na partida. O cara da Copa até aqui. Por fim, Lewandowski ainda marcou, em cobrança de pênalti, mas muito tarde para qualquer tentativa de reação.
FRANÇA 3X1 POLÔNIA
Oitavas de final da Copa do Mundo
Data: 4 de dezembro de 2022
Local: Al Thumama, Doha (QAT)
FRANÇA: Hugo Lloris; Koundé (Disasi, 47’/2ºT), Varane, Upamecano e Theo Hernandez; Rabiot, Tchouaméni (Fofana, 20’/2ºT) e Griezmann; Dembélé (Coman, 31’/2ºT), Mbappé e Giroud (Thuram, 31’/2ºT). Técnico: Didier Deschamps.
POLÔNIA: Szczesny; Bereszynski, Kiwior (Bednarek, 41’/2ºT), Glik e Matty Cash; Frankowski (Grosicki, 41’/2ºT), Krychowiak (Bielik, 25’/2ºT), Kaminski (Zalewski, 25’/2ºT) e Zielinski; Szymanski (Milik, 18’/2ºT) e Robert Lewandowski. Técnico: Czesław Michniewicz.
Árbitro: Jesus Valenzuela (EQU)
Auxiliares: Jorge Urrego (EQU) e Tulio Moreno (EQU)
VAR: Juan Soto (EQU)
Gols: Giroud, 43’/1ºT (1-0), Mbappé, 28’/2ºT (1-0); Mbappé, 45’/2ºT (1-0); Lewandowski, 53’/2ºT (1-0)
Cartão amarelo: Tchouaméni (FRA); Bereszynski e Cash (POL) (Jogada 10)