O governador Mauro Mendes (DEM) e o senador Wellington Fagundes (PL) estão tecnicamente empatados na disputa pela eleição para o Governo do Estado. Se a eleição fosse hoje, Mendes estaria pouco à frente de Wellington, mas dentro da margem de erro, de acordo com pesquisa do Instituto Avaliar divulgada pelo PNB Online.
A pesquisa estimulada aponta Mauro Mendes com 22% das intenções de voto. Outros 19% declararam voto em Wellington Fagundes. Nilson Leitão (PSDB) e Emanuel Pinheiro (MDB) aparecem empatados com 5% cada. Em seguida vêm Rosa Neide (PT) e Zé Carlos do Pátio (Solidariedade), com 3% cada; e Francis Maris (PSDB), com 2%.
Na pesquisa estimulada, os nomes dos pré-candidatos são apresentados ao eleitor. A pesquisa apontou ainda que 18% dos entrevistados disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum candidato. E outros 23% disseram que não sabiam em quem votar ou não quiseram responder.
Dos nomes pesquisados, Mauro Mendes é o atual governador de Mato Grosso; Wellington Fagundes é senador e tem declarado que pretende disputar a reeleição ao Senado; Nilson Leitão é ex-deputado federal e ex-prefeito de Sinop; Emanuel Pinheiro é o atual prefeito de Cuiabá; Rosa Neide é deputada federal; Zé Carlos do Pátio é prefeito de Rondonópolis; e Francis Maris é ex-prefeito de Cáceres.
A Avaliar também analisou, por região, a intenção de votos dos entrevistados para governador. Confira na tabela abaixo:
Aprovação x reprovação
A pesquisa apontou que 49% dos entrevistados aprovam a gestão do governador Mauro Mendes. Outros 38% desaprovam e 13% não souberam ou não quiseram responder.
O Instituto Avaliar também questionou os eleitores sobre como avaliam a gestão de Mauro Mendes no Governo do Estado.
Do total de entrevistados, 6% consideram o governo Ótimo; 26% consideram Bom; 34% avaliam como Regular; para 13%, o governo é Ruim; e 14% consideram Péssimo; outros 6% não responderam ou não souberam opinar.
O desempenho de Mauro Mendes no comando do Executivo foi avaliado por região. O governador é mais bem avaliado na região Sul do Estado. Já no Noroeste, Mendes tem a maior reprovação.
Confira na tabela abaixo:
A pesquisa
Foram entrevistadas 1.511 pessoas em todo o Estado de Mato Grosso no período de 28 de novembro a 7 de dezembro. A divisão por gênero de entrevistados é de 51% feminino e 49% masculino. As entrevistas foram realizadas presencialmente e seguindo todos os protocolos sanitários.
A margem de erro da pesquisa é de 3% e o nível de confiança é de 95%. A responsabilidade técnica das pesquisas do Instituto Avaliar é de Gonçalo de Barros e Amauri Teixeira.
(Fonte: PNB On Line)