O estado de Mato Grosso terá de qualificar 189.717 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para subsidiar a oferta de cursos da instituição. Essas ocupações têm em sua formação conhecimentos de base industrial e por isso são oferecidas pelo Senai, mas os profissionais podem atuar em qualquer setor da economia.

A demanda prevista pelo estudo inclui, em sua maioria, o aperfeiçoamento (formação continuada) de trabalhadores que já estão empregados. Em parcela menor (32%) estão aqueles que precisam de capacitação para ingressar no mercado de trabalho (formação inicial). Nesse grupo estão pessoas que vão ocupar tanto novas vagas quanto postos já existentes e que se tornam disponíveis devido a aposentadoria, entre outras razões.

Além de subsidiar a oferta de cursos do Senai, o Mapa do Trabalho pode apoiar jovens na escolha da profissão e trabalhadores que desejam se recolocar no mercado. “O profissional qualificado de acordo com a necessidade do mundo de trabalho tem mais chances de manter o emprego e também pode conseguir uma nova oportunidade mais facilmente quando as vagas forem oferecidas”, afirma o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.

De acordo com a diretora regional do Senai MT, Lélia Brun, o Senai atua nas áreas mapeadas pelo estudo de acordo com a vocação econômica de cada região do estado. Outro foco da instituição é ampliar a compreensão dos conceitos e tecnologias da Indústria 4.0, preparando os profissionais para melhorar a competitividade das empresas.

“As novas tecnologias trazem o aperfeiçoamento necessário para elevar a produção com qualidade e sustentabilidade, sendo fundamental que todo o estudante tenha esses conceitos bem claros. Além disso, o Senai MT tem inovado em suas ofertas, com cursos que não haviam no estado, principalmente em formações Técnicas, Graduação e MBA. Nossa meta é sempre estar um passo à frente e garantir que os profissionais formados pela instituição sejam os primeiros no processo de mudança, fomentadores de soluções para o fortalecimento de toda cadeia produtiva”.

FORMAÇÃO DE TÉCNICOS – As áreas que mais vão demandar a capacitação de profissionais com formação técnica em Mato Grosso são transversais; energia e telecomunicações; logística e transporte; metalmecânica e construção. Profissionais com qualificação transversal trabalham em qualquer segmento, como técnicos em eletrotécnica e técnicos de controle da produção.

Cursos técnicos têm carga horária entre 800h e 1.200h (1 ano e 6 meses) e são destinados a alunos matriculados ou egressos do ensino médio. Ao término, o estudante recebe um diploma.

Áreas com maior demanda por formação – Técnicos

ÁreasDemanda 2019-2023
Transversais6.564
Energia e telecomunicações3.059
Logística e transporte2.786
Metalmecânica2.378
Construção2.235

 

Ocupações industriais com maior demanda por formação dentro e fora da indústria – Técnicos

OcupaçõesProfissionais a serem qualificados
Técnicos de controle da produção3.122
Técnicos em eletricidade e eletrotécnica1.543
Técnicos em eletrônica1.516
Técnicos em operação e monitoração de computadores1.055
Supervisores da construção civil1.044
Especialistas em logística de transportes998
Técnicos em transportes rodoviários876
Técnicos de planejamento e controle de produção842
Supervisores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo750
Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)713

 

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – Já os cursos de qualificação são indicados a jovens ou profissionais, com escolaridade variável de acordo com o exercício da ocupação, e buscam desenvolver novas competências e capacidades. Ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão. As áreas que mais vão exigir a capacitação de trabalhadores com esse tipo de formação, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023 serão:

Áreas com maior demanda por formação – Qualificação (+200h)

ÁreasDemanda 2019-2023
Metalmecânica13.465
Energia e telecomunicações4.464
Alimentos3.911
Eletroeletrônica1.874
Equipamentos de transporte e veículos1.288

 

Áreas com maior demanda por formação – Qualificação (-200h)

ÁreasDemanda 2019-2023
Logística e transporte26.346
Alimentos22.682
Transversais20.390
Metalmecânica20.210
Construção17.722

 

Segundo o Mapa, entre as ocupações que exigem cursos de qualificação e que mais vão demandar profissionais capacitados estão mecânicos de manutenção de veículos automotores; instaladores e reparadores de linhas e cabos elétricos, telefônicos e de comunicação de dados, entre outras:

Ocupações industriais com maior demanda por formação dentro e fora da indústria – Qualificação (+200h)

OcupaçõesProfissionais a serem qualificados
Mecânicos de manutenção de veículos automotores4.155
Instaladores e reparadores de linhas e cabos elétricos, telefônicos e de comunicação de dados3.239
Mecânicos de manutenção de máquinas industriais2.942
Preparadores e operadores de máquinas-ferramenta convencionais2.237
Mecânicos de manutenção de máquinas pesadas e equipamentos agrícolas1.946
Padeiros, confeiteiros e afins1.645
Trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos1.538
Eletricistas de manutenção eletroeletrônica1.221
Trabalhadores de instalações elétricas1.157
Operadores de máquinas para costura de peças do vestuário830

 

Ocupações industriais com maior demanda por formação dentro e fora da indústria – Qualificação (-200h)

OcupaçõesProfissionais a serem qualificados
Motoristas de veículos de cargas em geral22.186
Magarefes e afins20.641
Alimentadores de linhas de produção17.005
Trabalhadores da mecanização agrícola14.309
Ajudantes de obras civis5.253
Trabalhadores na operação de máquinas de terraplenagem e fundações4.111
Trabalhadores de estruturas de alvenaria3.508
Apontadores e conferentes2.739
Trabalhadores de embalagem e de etiquetagem2.720
Trabalhadores de soldagem e corte de ligas metálicas2.450

Em relação ao nível superior, as áreas de gestão, informática, e construção serão as que mais vão precisar qualificar profissionais no período de 2019 a 2023, de acordo com o Mapa do Trabalho:

Áreas com maior demanda por formação – Superior

ÁreasDemanda 2019-2023
Gestão3.238
Informática2.923
Construção1.028
Logística e transporte465
Metalmecânica366

 

Ocupações industriais com maior demanda por formação dentro e fora da indústria – Superior

OcupaçõesProfissionais a serem qualificados
Analistas de tecnologia da informação2.367
Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública1.204
Engenheiros civis e afins702
Gerentes de suprimentos e afins306
Administradores de tecnologia da informação297
Engenheiros eletricistas, eletrônicos e afins296
Engenheiros de produção, qualidade, segurança e afins284
Gerentes de tecnologia da informação252
Gerentes de manutenção e afins239
Arquitetos e urbanistas161

 

METODOLOGIA  O Mapa do Trabalho Industrial é elaborado a partir de cenários que estimam o comportamento da economia brasileira e dos seus setores; projeta o impacto sobre o mercado de trabalho e estima a demanda por formação profissional industrial (formação inicial e continuada). As projeções e estimativas são desagregadas no campo geográfico, setorial e ocupacional, e servem como parâmetro para o planejamento da oferta de cursos do SENAI.

Na opinião de Rafael Lucchesi, conhecer as necessidades do mercado é fundamental para o planejamento da oferta de formação profissional. “O SENAI é referência em educação profissional porque está alinhado com as necessidades da indústria e mantém seus cursos atualizados com o que existe de mais avançado em termos de tecnologia”, explica.

A instituição possui o Modelo SENAI de Prospecção, que permite prever quais serão as tecnologias utilizadas no ambiente de trabalho em um horizonte de cinco a dez anos. A metodologia já foi transferida a instituições de mais de 20 países na América do Sul e no Caribe. O método foi apontado ainda pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como exemplo de experiência bem sucedida na identificação da formação profissional alinhada às necessidades futuras das empresas.