Mato Grosso atingiu a marca de 2,5 milhões de eleitores aptos ao voto. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), o eleitorado teve um aumento de 29 mil pessoas, número 101% maior do que o registrado nos primeiros seis meses de 2021.
De acordo com o TRE, a expectativa é de que o número aumente, consideravelmente, até as eleições de 2024, já que o cadastro eleitoral só fecha no início de maio.
Ainda conforme o tribunal, Mato Grosso ampliou o eleitorado em 227,5 mil, no fechamento do cadastro eleitoral de 2022. Já no fechamento de 2020, o estado teve um crescimento de 159 mil aptos a votarem.
Nos últimos 10 anos, o TRE registrou um aumento de 15,5% no eleitorado, saindo de 2,1 milhões para 2,5 milhões eleitores no estado.
Biometria
A Justiça Eleitoral retomou, no mês de abril, o cadastramento biométrico de eleitores. A coleta da digital havia sido suspensa há três anos, devido à pandemia de Covid-19.
Segundo o TRE-MT, a expectativa é iniciar o cadastramento biométrico em todos os municípios do estado. Do total, cerca de 2 milhões de eleitores já possuem biometria cadastrada na Justiça Eleitoral.
Para cadastrar a biometria, é necessário ir até um cartório ou um posto eleitoral.
(G1MT)