A Central Única das Favelas (CUFA), Frente Nacional Antirracista (FNA) e a Frente Parlamentar das Favelas, juntos, fundaram o G20 Favelas, uma série de conferências que está passando por três mil favelas e em 27 estados brasileiros, além de 41 países. No dia 24 de agosto, sábado, acontecem as grandes conferências estaduais como preparatória para a etapa nacional. Em Mato Grosso, o evento será das 13h às 18h no Cine Teatro, sala Anderson Flores, em Cuiabá. A entrada é gratuita.
“Para nós, esse é um grande movimento acerca das discussões e demandas existentes nas favelas pelo mundo inteiro, no Brasil e no nosso estado. Acima de tudo, esse evento traz a representatividade e a voz do povo da favela, que não é só carência, mas tem muita potência. O que precisamos é de oportunidades e investimentos”, afirma Anderson Zanovello, presidente da CUFA em Mato Grosso.
O G20 Favelas reúne moradores e líderes desses territórios. Esses encontros, irão discutir as problemáticas abordadas nas conferências das favelas que ocorrem nos municípios para então promover discussões para os desafios enfrentados nas favelas. As demandas debatidas nesses encontros serão sistematizadas e levadas ao encontro mundial, que debaterá as demandas dos encontros estaduais, nacional. Além dos encontros nos países.
“Esse é um movimento importante para garantir que as questões que mais afetam a vida nas favelas sejam discutidas e consideradas por líderes globais do G20. Não se trata apenas de falar sobre as favelas, mas de ouvir quem está lá todos os dias, buscando soluções reais”, diz Vinicius Athayde – CEO da CUFA Global.
Em Mato Grosso, a organização do evento G20 Favelas está sendo realizada pela Central Única das Favelas (CUFA), Frente Nacional Antirracista (FNA), Frente Parlamentar das Favelas e o Insituto Estadual Sementes do Bem. “Finalizada a conferência em Mato Grosso, também vamos encaminhar as nossas demandas para a etapa nacional que será em outubro. Esse evento é um marco, pois pela primeira vez a favela terá voz no G20”, pontuou Joyce Lombardi do Instituto Estadual Sementes do Bem.
Além das conferências estaduais, a organização do G20-Favelas fará o Fórum Mundial da Favela em outubro e a conferência nacional. Confira a agenda das próximas conferências nacionais e internacionais com a presença de Celso Athayde, fundador da CUFA.
Agenda nacional:
17/08 – Santos–SP;
22/08 – Belo Horizonte–MG;
24/08 – São Vicente–SP;
Feira de Santana–BA;
Sergipe – SE;
Agenda internacional, com presença de Celso Athayde:
Moçambique
14/09 – Conferência de Moçambique
Angola – 18/09
Agendas em Angola – 19/09
Conferência de Angola
20/09 – Agendas em Angola
Camarões
22/09 – Conferência e agendas de Camarões
Costa do Marfim
24/09 – Conferência de Costa do Marfim
Mali
26/09 – Conferência de Mali
Alemanha
28/09 – Conferência de Alemanha
29/09 – Agendas em Alemanha
Itália
1/10 – Conferência da Itália
2/10 – Agendas na Itália
Estados Unidos
4/10 – Agendas Estados Unidos
5/10 – Conferência Estados Unidos
(Assessoria CUFA-MT)