O presidente da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT), Jair Oliveira Marques, morreu após sofrer um infarto, em sua casa, aos 66 anos. Há pouco mais de dois anos ele teve Covid-19 e acabou sofrendo uma miocardite aguda, chegando a ficar internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Rosa.
De acordo com informações preliminares, Jair Oliveira Marques teria infartado em casa e não resistiu. Ele, que era economista, também fazia parte da diretoria da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).
Jair Marques foi nomeado para a Desenvolve MT pelo governador Mauro Mendes em 2019, em substituição a José Adolpho de Lima Avelino Vieira. Ele já havia atuado na autarquia, quando ela ainda se chamava MT Fomento e foi secretário adjunto de Terezinha Maggi, na gestão do ex-governador Blairo Maggi.
Ele era irmão dos advogados João Pedro Marques e Nilis de Oliveira Marques, ambos com rico histórico na comunicação de Mato Grosso. E era tio do juiz Luís Otávio Pereira Marques, da Comarca de Várzea Grande, entre outros.
O velório será realizado na Escola Presbiteriana de Cuiabá, na Avenida Coronel Escolástico, próximo à Igreja São Benedito e tem previsão de ser iniciado no início da tarde.
Jair era natural de Nonoai, no Rio Grande do Sul, e deixa a esposa Vera Lucia, quatro filhas e netos. Formado em Ciências Econômicas, também atuou na Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Assistência Social, Vice-governadoria, MT Saúde e MT Fomento.