Tratada como o “Pelé da Cozinha”, quando o assunto era peixe, a professora Antônia Terezinha de Souza, “Dona Antônia”, 71 anos, faleceu na madrugada deste domingo, em Cuiabá. Ela era  viúva do saudoso Fausto de Souza, popular “Seu Bugre”, da comunidade de Bonsucesso, de mães e avós várzea–grandenses, contribuíram decisivamente para a Rota do Peixe de Várzea Grande, considerada a principal de Mato Grosso.
Na década de 1990, Dona Antônia Terezinha recebeu do então governador Dante Martins de Oliveira o apelido de “Pelé da Cozinha”, pela qualidade no sabor com a qual confeccionava os pratos à base de peixes do rio Cuiabá (Bacia do Prata e do Paraguai).
Dona Antônia  tinha problema de rins e fazia hemodiálise há alguns anos, em Várzea Grande. Por complicações de saúde foi transferida para Santa Casa de Misericórdia, em Cuiabá, aonde ficou internada por alguns dias e veio a falecer  hoje (30) pouco depois das 4 horas da madrugada.
Empreendedora, dona da famosa “Peixaria Beira Rio”, começou o negócio fritando peixes nos finais de semana, como tira-gosto. Por causa da essa iniciativa, o negócio foi dando certo e aí nasceu a primeira peixaria de Bonsucesso, principal Distrito de Várzea Grande. Informalmente, dona Antônia e senhor Fautos acabaram por fundar a famosa Rota do Peixe da Região Metropolitana de Cuiabá, na zona ribeirinha várzea-grandense.
A empresária deixa um legado na contribuição para a Rota do Peixe, e também na comunidade local, onde foi diretora e professora da Escola Municipal Maria Barbosa Martins em Bonsucesso. Católica, participante assídua das festividades e reuniões da comunidade.
Segundo o amigo e radialista Nilton Capitão, da Rádio A Voz D’Oeste, a Dona Antônia teve uma participação fundamental quando era diretora da escola, através de uma comissão, conseguiriam a implantação do ginásio e depois o segundo grau de ensino na comunidade.
Nilton Capitão na peixaria, entrevistando Dona Antônia em 2015.
Era uma mulher simples, humilde, carinhosa, afetiva, gostava de conversar sobre tudo. Apesar da situação difícil da sua saúde, fazendo hemodiálise, ela continuava tocando o negócio, uma mulher muito trabalhadora.” relatou capitão.
Nesta manhã triste de domingo, a líder e grande empreendedora Dona Antônia do Bonsucesso,  partiu e agora descansa em paz. Cumpriu sua missão como uma guerreira, fez história e deixa os filhos Francinei, Francenil Anne e muitos netos.
O sepultamento será no Cemitério da Capela do Piçarrão, em Várzea Grande, a partir das 14 horas.