O atletismo mato-grossense fez bonito em sua participação no Jogos da Juventude 2022 na capital sergipana, Aracaju. A delegação com 20 atletas, sendo 10 feminino e 10 masculino, obteve excelentes resultados nesta segunda-feira (05.09), com a presença de 18 atletas finalistas em suas provas, conquistando 3 medalhas de ouro e 1 de prata.

Os medalhistas de ouro foram João Pedro Alves (16 anos) nos 3.000m, Arthur Curvo (17) no lançamento de dardo, e Gilvan Ribeiro (17) no salto triplo. Já a medalha de prata ficou com Thaiane de Morais (17), também no salto triplo.

Thaiane – medalha de prata no Salto Triplo

Para atingir esses resultados, os atletas contaram com as experiências dos técnicos Elias Neves, Marcos Flademir e Elaine Gama.

Elaine, que acompanha alguns atletas no projeto Barra do Garças Associação de Atletismo (BGAAT), diz que é muito gratificante treinar e acompanhar o desenvolvimento dos atletas no esporte.

Gilvan – medalha de ouro no Salto Triplo

“Tivemos um atleta hoje que foi campeão, o João Pedro, na prova dos 3.000 metros. Nós já vínhamos de uma preparação boa, já que há duas semanas atrás ele foi vice-campeão no Campeonato Brasileiro que foi realizado em Bragança Paulista, e campeão nos 500 metros. Estamos muito felizes com essa medalha, já que foi a primeira do atletismo e do Estado de Mato Grosso na competição”, afirma a técnica.

Para João Pedro, a passagem no Jogos da Juventude ficará em sua memória. “Achei muito interessante, legal e divertido. A experiência de interagir e conhecer novas pessoas é sempre bom. Nunca havia experimentado algo do tipo antes”, diz.

João Pedro – medalha de ouro nos 3.000 metros

Após competir no Jogos da Juventude, João Pedro segue para São Paulo, onde disputa o Campeonato Sul-americano de Atletismo Sub-18, deixando claro que dará o seu melhor nas pistas.

O técnico Marcos Flademir reitera a excelente participação dos jovens no Jogos da Juventude, chegando a 18 finais na competição.

“Os nossos atletas representaram Mato Grosso honrosamente e terminaram com classificações importantes. Isso mostra a força do atletismo e do trabalho realizado pelos seus treinadores em seus municípios no Estado, como a Elaine e o Elias, que comandam essa nova geração”, enfatiza Flademir.

O Jogos da Juventude 2022, sediado em Aracaju (SE), é realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que cobre todos os custos em parceria com o Estado, não havendo nenhuma despesa para os atletas segue até o dia 17 de setembro.