Mato Grosso vai elevar o valor do auxílio fardamento os policiais militares. A decisão partiu do governador Mauro Mendes (UB) e está sendo operacionalizada pelo secretário  Alexandre Bustamante, titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Em sendo assim, cada homem da Polícia Militar de Mato Grosso receberá de R$ 1,85 mil,  para adquirir o uniforme dentro do padrão.

O anúncio feito pelo secretário  Alexandre Bustamante e contribui decisivamente para um avanço significativo, na corporação. Segundo ele, não é possível considerar que houve um aumento no valor, mas sim uma correção da inflação.

Bustamante afirmou que o dinheiro será creditado na conta do policial, para que seja feita a aquisição.

“Se o estado for comprar, nós temos o custo do processo, muitas vezes a farda não fica adequada e a ideia é fazer como a Polícia Rodoviária Federal (PRF); o valor é creditado em conta e o policial faz a compra dentro da padronização”, destacou o titular da Sesp.

O secretário avalia que a medida é a mais eficiente, porque evita a abertura de processo licitatório e faz o dinheiro circular na economia local. Bustamante destaca que o pagamento será creditado uma vez por ano.

Câmera nas fardas
Desde que foi anunciada a possibilidade do uso de câmera na farda dos policiais militares virou assunto de debate na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

O secretário destacou que o governo federal, por meio do Ministério da Justiça, já está trabalhando na implantação dos equipamentos. Lembrou ainda que o dispositivo é usado nas principais polícias do mundo.

O secretário ainda negou que haja uma perseguição ao trabalho dos policiais em Mato Grosso.