A vitória do Fluminense por 3 a 0 sobre o Paysandu no Maracanã, pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, marcou um feito inédito de um atleta na competição: O goleiro Fábio é o primeiro jogador na história a completar 100 jogos na competição. Fábio é mato-grossense da cidade de Nobres e durante maior parte de sua carreira atuou pelo Cruzeiro.
– É uma honra poder alcançar essa marca. Valeu a pena todo o sacrifício para cumprir as dificuldades do dia a dia. As competições, as conquistas… Tudo foi super importante também para o meu crescimento como pessoa. Então, sou grato por poder jogar hoje em alto nível com a camisa do Fluminense – disse o arqueiro de 42 anos.
A história de Fábio com a competição vem antes do Fluminense. Foi tricampeão da Copa do Brasil pelo Cruzeiro (2000, 2017 e 2018), onde atuou por 17 temporadas e jogou 976 partidas. Chegou ao Rio em janeiro de 2022 e agora busca o segundo título do Fluminense na competição. Vale lembrar que o clube tricolor venceu em 2007.
Depois do goleiro, Márcio Araújo (79), Zinho (73), Diego Souza (73) e Carlos Miguel (71) são outros atletas que mais vezes participaram da competição nacional.
Destaque defensivo em 2023
Na atual temporada, o Fluminense tem a defesa menos vazada da Série A, ao lado de Athletico-PR, Grêmio e São Paulo, com apenas 10 gols sofridos até o momento. Dos 17 jogos realizados, a defesa comandada por Fábio passou 9 jogos sem sofrer gols. (GE)