Após 11 meses afastada por lesão, Marta voltou a defender a Seleção Brasileira. E em casa. Afinal, o Brasil jogou nesta quinta-feira (16/2) no torneio amistoso “She Believes’, contra o Japão no Exploria Stadium. Trata-se do palco do Orlando Pride, clube que a Rainha desde 2017. Ela não atuava desde a cirurgia no ligamento cruzado do joelho esquerdo (lesão sofrida em um jogo do seu time, em 26 de março). A Rainha entrou aos 22 no segundo tempo. Quatro minutos depois, fez jogadaço e deu assistência para o gol de Debinha, que definiu o 1 a 0.
Brasil e Japão, jogo amarrado
O primeiro tempo foi bem morno. Mas o Brasil teve dificuldade para sair da marcação das japonesas, exceto por raras jogadas pelos flancos, como uma que Geyse recebeu na direita, mas chutou mal. O Japão foi mais perigoso nos ataques, com maikor posse e finalizações, mas não teve nenhum lance de real perigo para o gol de Lorena. Assim, o placar em 0 a 0 ilustrou bem a morosidade do jogo nos 45 minutos iniciais.
O Brasil voltou melhor no segundo tempo, com maior domínio e chegando na área japonesa. Contudo, sem poder de fogo. Assim, para dar maior criatividade ao time, a treinadora Pia Sundhage colocou Marta, aos 22 minutos. No primeiro lançamento que recebeu, a Rainha, pela esquerda, fez o que quis com a lateral Miyake e cruzou para Debinha concluir. Brasil 1 a 0. Depois disso, o Japão pressionou. Contudo, perdeu duas chances. Fim de jogo e vitória suada do Brasil.
Próximos jogos do Brasil
A Seleção feminina ainda fará dois jogos no torneio She Believes. No dia 19, domingo de Carnaval, enfrenta o Canadá, Às 20h30 (de Brasília). Mas o jogo, desta vez, será em Nashville, no Geodis Park. Enfim, na quarta-feira, dia 22, o duelo será contra os Estados Unidos, no Toyota Stadium, em Frisco, também às 20h30.
O torneio serve de preparação para as seleções visando o Mundial que ocorrerá na Nova Zelândia e na Austrália ( em junho e julho). O Brasil está no Grupo F, com França, Jamaica e um rival que sairá do playoff. O Japão está no Grupo C do Mundial, com Espanha, Zâmbia e Costa Rica.
JAPÃO 0X1 BRASIL
1ª Rodada do torneio She Believes
Data: 16/2/2023
Local: Exploria Stadium
JAPÃO: Tanaka; Shimizu, Kumagai e Miyake, Nagano, Hasegawa (Kobayashi, aos 20′ do 2ºT), Sugita (Endo, aos 10′ do 2ºT)e Miyazawa (Koba, aos 20′ do 2ºT); Fugino e Ueki (Hamamo, aos 10′ do 2ºT). Técnico: F. Ikeda
BRASIL: Lorena; Belinha, Tamires (Lauren, no Intervalo), Rafaelle e Tamires (Yasmin, aos 23′ do 2ºT); Keroni, Julia Bianchi (Ana Vitória, no Intervalo), Bia Zaneratto (Marta, aos 22′ do 2ºT) e Adriana; Geyse (Nycole, no Intervalo) e Debinha (Gabi Nunes, aos 36′ do 2ºT). Técnico: Pia Sundhage
Gol: Debinha, aos 26′ do 2ºT (0-1)
Árbitro: Tori Penso (EUA)
Auxiliares: B. Mayo e Meghan Müllen (EUA)
Cartões amarelos: Miyake (JAP) (Jogada 10)