A candidata à vereadora de Várzea Grande, Maria Tezolin (PSB), está alinhada com os serviços do Poder Executivo Estadual, voltado à cidadania e nas questões sociais, principalmente na inclusão e na defesa da mulher. Ela lembra que tem 27 anos de serviços públicos prestados que somam experiência para manter relacionamento com deputados e o governo do estado, destaca vantagens para concorrer a uma das vagas da Câmara Municipal, nas eleições de 6 de outubro deste ano.

“A nossa coligação tem apoio do governador Mauro Mendes. Vale lembrar da importância deste grande líder que não tem medido esforços para articular políticas públicas com outras lideranças para fortalecer o nosso grupo, principalmente quando se trata de aplicação de investimentos ao nosso município. Então, representando a população de Várzea Grande na Câmara Municipal, como vereadora, acredito que o diálogo sobre os assuntos legislativos com o poder Executivo Municipal e Estadual será melhor e mais assertivo para beneficiar a população, trazendo serviços de qualidade para a cidade”, avalia a candidata do PSB.

Tezolin integra a coligação “Várzea Grande Melhor, formada pelos partidos MDB, PSB, Republicanos, PP, PDT, MDB, PRD, Novo, UNIÃO, PSD, Federação PSDB/CIDADANIA, liderada pelo candidato a prefeito Kalil Baracat, que tenta reeleição, e seu vice candidato Pedro Tolares, atual presidente do Legislativo municipal. Para o grupo que tem feito melhorias na cidade, a candidata contribuiu na elaboração de quatro eixos temáticos do plano de governo. São eles: Educação, Saúde, Transparência Pública e Meio Ambiente.

Nessa situação, Tezolin ganha vantagem e confiança, porque a coligação tem apoio do governador Mauro Mendes, que pode articular políticas públicas ao município, como programas e ações que beneficiam ou indiretamente as mulheres, caso o grupo vença nas eleições.

Alguns exemplos, como o programa SER Família Mulher, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, é voltado ao atendimento de mulheres vítimas de violência. O programa beneficia mulheres com auxílio-moradia no valor de R$600, que pode ser utilizado para pagamento de despesas com aluguel, água, energia elétrica e gás de cozinha. Proporciona às mulheres condições de sobrevivência imediata, impulsionando o afastamento do agressor e contribuindo para a redução da taxa de feminicídio no estado.

Além do benefício financeiro, o programa fortalece a rede de enfrentamento a violência contra a mulher de forma articulada, envolvendo setores como a saúde, assistência social, segurança pública, sistema judiciário, e educação, além de parceria com os municípios. Também, o governo estadual vem investindo na melhoria de delegacias especializadas na defesa da mulher, da criança e do idoso. Várzea Grande é uma das oitos cidades para as quais o governo estadual anunciou investimentos.

Outra ação do Executivo Estadual é a Expedição Ser Família Mulher – MT, também idealizada pela primeira-dama. O objetivo é fortalecer as políticas públicas e o combate à violência contra as mulheres nos municípios do Estado. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), e atende 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), onde são oferecidas capacitações às equipes da rede socioassistencial.

Ainda conta com o Ser Família Capacita, programa de qualificação que oferece gratuitamente 50 mil vagas em cursos de 75 diferentes profissões, com o objetivo de superar as vulnerabilidades sociais. Também, o Ser Família CNH Social, que tem por objetivo promover a inclusão social e facilitar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda. Até o final de 2024,o Executivo Estadual prevê que serão 10 mil pessoas beneficiadas.

Outro é o Ser Família Habitação, programa que visa fomentar a construção de unidades habitacionais de interesse social, de modo a promover a qualidade de vida da população. Por meio do programa, o Governo de MT repassa recursos financeiros aos municípios mato-grossenses para a aquisição de materiais necessários para a construção de unidades habitacionais. Ainda dentro do programa, é destinado para famílias com renda per capita de até R$200,00. As casas são entregues para as famílias selecionadas sem custo nenhum para elas.

Da Assessoria de Comunicação/(65) 996196788