A tecnologia na agricultura traz consigo técnicas de ponta integradas e conectadas por meio de softwares, sistemas e equipamentos capazes de otimizar a produção agrícola, em todas as suas etapas. O fato é constatado amplamente nas lavouras de Mato Grosso.

Para Otávio Celidonio, do projeto AgriHub, as máquinas têm, inevitavelmente, tomado o lugar da mão de obra humana nas lavouras de Mato Grosso.

“No passado, era preciso um contingente muito maior de pessoas para executarem serviços que, atualmente, as máquinas ocupam, gerando um gasto muito menor de energia e dando espaço para profissionais qualificados dentro do processo como um todo”, ressalta.

Fabricantes de máquinas e implementos agrícolas apresentam novidades para o campo na Agrishow — Foto: Érico Andrade/G1

Fabricantes de máquinas e implementos agrícolas apresentam novidades para o campo na Agrishow — Foto: Érico Andrade/G1

Para minimizar os erros do operador, atualmente existem tecnologias que permitem guiar o maquinário de forma automática. Eles mantêm a correta operação de tratores e pulverizadores a uma velocidade constante e com a sobreposição adequada dos jatos de pulverização.

Recursos foram rapidamente incorporados pelo agronegócio, segmento acostumado a gerenciar uma infinidade de variáveis, como condições climáticas, quantidade de água no solo, peso dos animais, volume de alimentação diária do rebanho, nível de insolação no terreno, entre outros muitos fatores.

As tecnologias da agricultura de precisão dão base para a gestão em todas as etapas dos processos de produção agrícola, independentemente da escala em que isso é feito. Além da própria atuação de máquinas automatizadas que elevam os resultados das operações, há também dados gerenciais que tornam as decisões estratégicas mais eficientes.