O Sport anunciou oficialmente a saída do lateral-esquerdo Igor Cariús na noite desta segunda-feira. O jogador estava suspenso desde agosto pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (inicialmente por 540 dias e, depois, com pena reduzida para 360 dias), por ser investigado no caso de manipulação de jogos do Campeonato Brasileiro.
O jogador era o último remanescente do escândalo de apostas que ainda tinha vínculo com algum clube. O Sport optou por postergar a decisão sobre Cariús após a suspensão, mesmo com o jogador impossibilitado de atuar no restante da Série B.
A palavra do Leão em outubro era de que a decisão seria tomada “friamente”, inclusive com possibilidade de permanência para 2024. Nos bastidores, o ge apurou que uma saída do atleta gerava preocupação dentro da diretoria sobre o impacto que poderia ter no elenco.
O anúncio chega no momento em que o Sport complicou sua vida em relação ao acesso à Série A. O Leão precisa vencer o Sampaio Corrêa, sábado, e ainda torcer por combinações de resultados para conseguir voltar à elite nacional.
Entenda o caso
O caso de Igor Cariús foi bastante peculiar. Ele foi o único dos oito atletas julgados no STJD que chegou a ser absolvido, ainda no primeiro semestre. Com isso, ele chegou a ser liberado para jogar após estar suspenso preventivamente e participou de 12 jogos pelo Sport até ser condenado novamente.
A condenação em novo julgamento no STJD veio pesada, no início de agosto. Com novas provas apresentadas pelo Ministério Público, Cariús foi punido com 540 dias de suspensão e multa de R$ 50 mil.
Ainda assim, o lateral-esquerdo manteve viva a esperança de absolvição. Mas que acabou não vindo. O máximo que ele conseguiu em novo julgamento foi a redução da pena para 360 dias e da multa para R$ 40 mil. Foi a decisão final. (GE)