O Manchester City confirmou a contratação de Yan Couto, lateral-direito do Coritiba e destaque da seleção sub-17, por cinco anos. O clube inglês comprou o jogador de 17 anos por 6 milhões de euros (R$ 30 milhões), mas o Coxa pode receber até 12 milhões de euros pelos bônus.

Yan Couto deve se apresentar em junho na Inglaterra, quando ele completa 18 anos e a janela de transferências abre na Europa. Pelo site oficial, o City diz que espera pelo lateral no verão europeu.

– Todos no clube estão ansiosos para dar as boas vindas a Yan no verão – publicou a equipe inglesa em seu site oficial.

Além do valor que envolve a contratação, o Coritiba pode receber o dobro do que foi pago. O contrato estipula que o Manchester City terá que pagar um bônus de até 6 milhões de euros – totalizando 12 milhões de euros – se Yan Couto cumprir uma lista metas no futebol europeu.

Coritiba pode receber até 12 milhões de euros por Yan Couto: 6 milhões pela venda em si e até 6 milhões em bônus por metas cumpridas.

A negociação de Yan Couto entra para a história do Coritiba. Ele supera o lateral-direito Rafinha (vendido para o Schalke 04 por 5 milhões de euros em 2005) e torna-se a maior venda em 110 anos de clube.

Yan Couto já chamava atenção nas categorias de base do Coritiba. E ele “explodiu” de vez quando defendeu a seleção brasileira sub-17 no Mundial da categoria. Yan Couto deu a assistência para o gol da vitória sobre o México e ajudou – de forma decisiva – na conquista do tetra.

O Barcelona surgiu como o principal interessado na contratação do jogador de 17 anos. A proposta do clube espanhol era de 5 milhões de euros (R$ 23 milhões na época). O negócio estava praticamente fechado, mas o City apareceu com uma proposta melhor e superou os catalães.

Mesmo em meio às negociações, Yan Couto seguiu treinando normalmente com o grupo. E ele pôde, inclusive, disputar seus primeiros jogos como profissional. O lateral-direito entrou durante a vitória sobre o Cianorte e jogou os 90 minutos do empate com o Toledo.

Para a lateral direita, o Coritiba conta apenas com Lucas Ramon, contestado por parte da torcida, e com Patrick Vieira, que está em recuperação de lesão no joelho. Com a negociação de Yan Couto, a diretoria deve intensificar a busca por um novo lateral-direito.

Yan Couto tem dois jogos como profissional do Coritiba — Foto: Coritiba

Yan Couto tem dois jogos como profissional do Coritiba — Foto: Coritiba

O próximo compromisso do Coritiba será contra o PSTC, às 16h de domingo, no Ubirajara Medeiros, em Cornélio Procópio.

O Coxa fecha a primeira fase contra o rival Athletico. O clássico será no dia 15, um domingo, às 16h, no Couto Pereira. (Globo Esporte)