Mais de 17 mil mato-grossenses perderam o prazo para aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (13), acompanhado de um apelo do ministro Marcelo Queiroga para que eles não desperdicem a completa eficácia dos imunizantes.
Os dados do Ministério apontam que mais de 1,5 milhão de brasileiros perderam o prazo para aplicação da segunda dose. A grande maioria deles foi vacinado com a Coronavac, que tem intervalo de 28 dias entre as duas doses. Para garantir a imunidade, é preciso tomar as duas doses da vacina.
A orientação do Ministério da Saúde é para que essas pessoas procurem uma unidade de saúde para aplicação da segunda dose o mais rápido possível, mesmo que já tenha passado o prazo estipulado no cartão de vacinação.
“Destaco aqui que, mesmo que vença o prazo, a recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é que elas completem o esquema. Então, quem atrasou e não conseguiu ir com 28 dias de intervalo da Coronavac, ou aquelas que não conseguiram ir com 84 dias da vacina AstraZeneca, devem comparecer para completar o esquema”, destacou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Francieli Fantinato, em conversa com jornalistas.
Para garantir que o esforço feito para vacinação dessas pessoas não seja perdido, o Ministério da Saúde vai lançar uma força-tarefa de busca ativa, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde.
Em Mato Grosso, todas as pessoas que perderam o prazo para aplicação da segunda dose foram vacinadas com a Coronavac. Ao todo, 17.054 mato-grossenses estão atrasados no esquema vacinal.