O grito de campeão vai tomar conta do futebol brasileiro neste final de semana. Serão 12 títulos estaduais – primeira divisão – neste sábado e domingo, dias 8 e 9 de abril. Até o momento, apenas dois times comemoram. O Maranhão foi campeão do Maranhense e o Bahia conquistou o Baianão.

Em Mato Grosso, o Cuiabá faz o jogo de volta contra o União neste sábado e já colocou a mão na taça. Após vencer por 2 a 0 no Luthero Lopes, o Dourado pode perder por até 1 gol de diferença para ser campeão. O jogo está marcado para as 15h30 deste sábado, na Arena Pantanal.

Outros campeonatos que vão ter fim neste final de semana são: Alagoano, Carioca, Catarinense, Cearense, Gaúcho, Goiano, Mato-Grossense, Mineiro, Paraibano, Paranaense, Paulista e Tocantinense.

Além desses, tem estadual que ainda não começou, outros que estão no mata-mata e um sendo disputado em duas fases simultaneamente. Veja a situação de cada campeonato:

Acreano

A competição ainda está no fim da primeira fase. A sexta e última rodada começa a ser disputada neste final de semana e termina na terça-feira, dia 11. O campeonato é dividido em dois grupos e os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase, que é disputada em turno único. O melhor na segunda fase fica com o título estadual da temporada.

Alagoano

Neste sábado, dia 8, será definido o campeão da temporada 2023. CRB e Asa disputam o título. No jogo de ida, o CRB venceu por 2 a 0 e pode perder por até um gol de diferença, que mesmo assim ficará com a taça.

Taça do Campeonato Alagoano de 2023 — Foto: Augusto Oliveira/ASCOM FAF

Taça do Campeonato Alagoano de 2023 — Foto: Augusto Oliveira/ASCOM FAF

Amapaense

 

O Campeonato Amapaense ainda não começou. A bola só começa a rolar no dia 11 de maio, com oito equipes na disputa. A primeira fase é de turno único e os quatro melhores avançam para a semifinal.

Amazonense

 

A competição está na reta final. Neste sábado, dia 8, Manauara e Princesa de Solimões decidem quem avança para a final. No jogo de ida, o Manauara venceu por 3 a 1 e pode até perder por um gol de diferença. O Amazonas já está na decisão após eliminar o Nacional-AM.

Baiano

 

O Campeonato Baiano já está resolvido. No último domingo, dia2, em um bom jogo na Arena Fonte Nova, o Bahia bateu o Jacuipense por 3 a 0 e levantou a taça estadual pela 50ª vez.

Jogadores do Bahia celebram título do Campeonato Baiano — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

Jogadores do Bahia celebram título do Campeonato Baiano — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

Brasiliense

 

O título do Distrito Federal começará a ser decidido neste sábado, dia 8. Brasiliense e Real Brasília vão se enfrentar em dois jogos. O primeiro será no estádio Boca do Jacaré, do Brasiliense. A partida decisiva será no dia 15 de abril, no Defelê, com mando do Real Brasília.

Capixaba

 

O primeiro finalista saiu nesta quinta-feira, dia 6. Após vencer a ida por 2 a 1, o Real Noroeste perdeu para o Porto Vitória por 1 a 0 a volta, mas venceu nos pênaltis por 3 a 2 e avançou. Na outra semifinal, o Nova Venécia encara o Vitória-ES no sábado, dia 8. No primeiro jogo, o Nova Venécia venceu por 3 a 1 e pode perder por até um gol de diferença.

Carioca

 

O campeão será conhecido neste domingo, no Maracanã. No jogo de ida, o Flamengo venceu o Fluminense por 2 a 0 e está na vantagem pelo título de 2023. A bola rola a partir das 18h. O rubro-negro está em busca do 38° troféu estadual, enquanto o Tricolor quer ser campeão pela 33ª vez.

Flamengo e Fluminense decidem o título Carioca — Foto: Infoesporte

Flamengo e Fluminense decidem o título Carioca — Foto: Infoesporte

Catarinense

 

Outro estadual no fim. Após vencer o Brusque por 1 a 0 no jogo de ida, o Criciúma tem a vantagem do empate no duelo de volta, neste sábado, dia 8. A bola rola a partir das 16h30, no Estádio Augusto Bauer.

Cearense

 

O título do Campeonato Cearense também será definido neste final de semana. O Fortaleza venceu o Ceará por 2 a 1, no jogo de ida, e tem a vantagem do empate. O duelo decisivo será neste sábado, a partir das 16h, na Arena Castelão.

Gaúcho

 

O Gauchão é mais um que terá desfecho no sábado, dia 8. Após empate em 1 a 0 no jogo de ida, Grêmio e Caxias voltam a se enfrentar, dessa vez na Arena do Grêmio, a partir das 16h30. Caso não tenha vencedor novamente, a decisão do título vai para a disputa de pênaltis.

Grêmio e Caxias disputam o título Gaúcho — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Grêmio e Caxias disputam o título Gaúcho — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Goiano

 

Atlético-GO e Goiás voltam a se enfrentar neste domingo, dia 9, pelo título da temporada. No jogo de ida, o Dragão venceu por 2 a 0 e abriu boa vantagem na final estadual, podendo perder por até um gol de diferença.

Maranhense

 

Outro estadual resolvido é Campeonato Maranhense. O Maranhão conquistou o título ao derrotar o Moto Club nos pênaltis, no dia 26 de março, após dois jogos que terminaram no empate em 1 a 1.

Maranhão conquista o título do Campeonato Maranhense de 2023 — Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante

Maranhão conquista o título do Campeonato Maranhense de 2023 — Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante

Mato-grossense

 

O título do Mato-Grossense começou a ser disputado na quarta-feira, dia 5. O Cuiabá venceu o União Rondonópolis por 2 a 0 e pode perder até por um gol de diferença no sábado, dia 8, que será campeão. A bola rola a partir das 15h30, na Arena Pantanal.

Mineiro

 

A competição termina neste final de semana. A final está sendo disputada por América-MG e Atlético-MG. O Coelho está na vantagem após vencer o primeiro jogo por 3 a 2. O duelo decisivo será neste domingo, dia 9, a partir das 16h30, no Mineirão.

Paraense

 

O Parazão está, estranhamente, em duas fases. As quartas de final começaram no sábado passado, com vitória do Cametá sobre o São Francisco por 1 a 0. As duas equipes voltam a se enfrentar no domingo. No sábado, dia 8, Castanhal e Águia começam a disputar uma vaga na semifinal.

Em paralelo à disputa das quartas de final tem o último jogo da primeira fase do estadual. O clássico entre Remo e Paysandu será neste domingo, dia 9, às 17h, no Mangueirão. O resultado não vai alterar a classificação geral. No outro final de semana, Remo e Paysandu entram nas quartas de final para encarar Caeté e Tuna Luso, respectivamente.

Remo e Paysandu se enfrentam neste domingo — Foto: Vitor Reis

Remo e Paysandu se enfrentam neste domingo — Foto: Vitor Reis

Paraibano

 

O título Paraibano também vai sair neste final de semana. O Treze venceu o Sousa por 2 a 1 no jogo de ida e agora joga por um empate neste sábado, dia 8, às 16h30, no Estádio Marizão.

Paranaense

 

O Athletico-PR venceu o Cascavel por 2 a 1 no último sábado e tem a vantagem do empate na partida deste domingo, dia 9, para ficar com o título da temporada. A bola rola a partir das 17h, na Arena da Baixada.

Paulista

 

O Paulistão pode ter um campeão inédito. O Água Santa venceu o Palmeiras por 2 a 1 o jogo de ida e está com a vantagem no duelo de volta, neste domingo, a partir das 16h, no Allianz Parque.

Água Santa tem vantagem sobre o Palmeiras na final do Paulistão — Foto: Marcos Ribolli

Água Santa tem vantagem sobre o Palmeiras na final do Paulistão — Foto: Marcos Ribolli

Pernambucano

 

A semifinal do Campeonato Pernambucano começa nesta sexta-feira, dia 7, com o confronto entre Sport e Petrolina, a partir das 16h30 na Ilha do Retiro. No sábado, ás 16h30, o Retrô recebe o Salgueiro na Arena Pernambuco. Os duelos serão em jogo único.

Piauiense

 

Neste domingo, dia 9, Fluminense-PI e River-PI começam a decidir o título do Campeonato Piauiense. A bola rola a partir das 15h45, na Arena do Guerreiro. A volta será no dia 15 de abril, às 16h, no Albertão.

Potiguar

 

O Campeonato Potiguar está na segunda fase, ou melhor, no quadrangular que define as duas equipes que vão fazer a final do estadual. Uma delas é o América-RN, que garantiu vaga com uma rodada de antecedência. No domingo, dia 9, o ABC encara o Santa Cruz de Natal e precisa de um empate para também chegar à final.

Wallace Pernambucano, América-RN — Foto: Canindé Pereira/América FC

Wallace Pernambucano, América-RN — Foto: Canindé Pereira/América FC

Rondoniense

 

A primeira fase do Campeonato Rondoniense acaba neste sábado, dia 8. Das quatro vagas para a semifinal, apenas uma ainda não tem dono. Real Ariquemes precisa apenas de um empate para garantir, enquanto o Guaporé precisa da derrota do Real, vencer e tirar a diferença no saldo de gols.

Roraimense

 

O Campeonato Roraimense teve nesta quinta-feira, dia 6, o fim da primeira fase. O GAS goleou o Atlético Roraima por 6 a 1 e manteve os 100% de aproveitamento no estadual. Já São Raimundo e Real empataram em 0 a 0. O torneio segue agora para a semifinal com os seguintes duelos: GAS contra Real-RR e São Raimundo-RR encarando o Náutico-RR.

Sergipano

 

Neste final de semana será definido as equipes que vão decidir o título do Sergipano. No sábado, a partir das 16h, o Sergipe encara o Itabaiana precisando de um empate, já que venceu o jogo de ida por 2 a 1. Um dia depois, às 17h, Confiança e Lagarto se enfrentam após empatarem sem gols na primeira partida. Ambos os jogos serão no Estádio Batistão.

Semifinais Campeonato Sergipano 2023 — Foto: ge

Semifinais Campeonato Sergipano 2023 — Foto: ge

Sul-Mato-Grossense

 

O campeonato vai iniciar a fase semifinal no domingo, dia 9, com os dois jogos. Ivinhema encara o Costa Rica no Saraivão, enquanto o Operário-MS recebe o Dourados no Moreninhas, ambos os jogos às 17h. Os duelos de volta estão marcados para o dia 15 de abril.

Tocantinense

 

O campeão do Campeonato Tocantinense será conhecido neste domingo, dia 9. O Tocantinópolis venceu o Capital-TO por 2 a 1 no jogo de ida e tem a vantagem para levantar o troféu da temporada. A bola rola a partir das 15h30, no Estádio Ribeirão.

Tocantinópolis vence o Tocantins na ida das semifinais  — Foto: @g.coutinho_photos

Tocantinópolis vence o Tocantins na ida das semifinais — Foto: @g.coutinho_photos