Mãe da suplente de vereadora Santrosa, assassinada pelo Comando Vermelho, Nilda Salete dos Santos, contestou a motivação do crime bárbaro apontada pela Polícia Civil. De acordo com as investigações, Santrosa foi morta por vender drogas sem autorização da facção. O corpo da jovem foi encontrado em uma região de mata de Sinop (500 km de Cuiabá), no início do mês. Ela foi decapitada.

“Pintaram minha Santrosa como uma coisa [em relação à polícia afirmar que ela tinha envolvimento com facções e venda de drogas] e eu nunca ouvi falar nada disso. Nunca ouvi que ela tivesse envolvimento com drogas. Nunca vi ela usando drogas. Eu só quero que a justiça seja feita, mas sem manchar a imagem da minha filha”, disse Nilda Salete em entrevista à Folha de São Paulo.

Ao lembrar da filha, Nilda afirmou que Santrosa era muito carinhosa e odiava vê-la chorando. Segundo a mãe da jovem, ela já chorou tudo que podia e agora as lágrimas secaram.

“Não choro porque já chorei tudo que tinha”, disse Salete à Folha. “As pessoas vêm me dizendo que estou forte, mas a verdade é que eu sequei. Ela não suportava me ver chorando. Chorava junto comigo. Ela foi uma pessoa que preencheu todas as lacunas da minha vida. Sempre foi uma pessoa especial, muito carinhosa”, completou.

A principal linha de investigação da Polícia Civil é de que Santrosa foi morta por uma prática conhecida como ‘cabritagem’, ou seja, venda de drogas sem autorização da facção.

“Segundo informações aqui é que ela estaria vendendo drogas sintéticas. Ai tomou ‘arrocho’ do Comando Vermelho para parar porque isso se chama cabritagem. Foram na casa dela, sequestraram ela e tomaram a droga dela”, disse o delegado Bráulio Junqueira com exclusividade ao HNT, à época dos fatos.

O CASO

Santrosa foi executada e teve a cabeça arrancada pelos algozes. O corpo foi encontrado na tarde de domingo, 10 de novembro, em uma região de mata do bairro Vilas, em Sinop.

Segundo a Polícia Civil, ela estava desaparecida desde a manhã de sábado, quando saiu de casa por volta das 11h e não foi mais vista. Ela tinha um show marcado naquele dia e não apareceu.

Santrosa concorreu à vereança nas eleições de 2024 pelo PSDB/Cidadania, obteve 121 votos e foi eleita como suplente.

(HNT)