Todos os anos, pelo menos quase 1,5 mil vidas estarão sendo salvas pelos próximos 40 anos ou talvez 50 anos, em Rondonópolis, por causa da qualidade dos investimentos da municipalidade, em saneamento básico. O município é o único de Mato Grosso, com mais de 50 mil habitantes, que possui 99% de universalização da água potável e 95% de esgoto coletado.

O presidente da Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), Paulo José Corrêa, explicou que a gestão do prefeito José Carlos do Pátio colocou o município na vanguarda do segmento.

A Sanear tem investido em saneamento básico maciçamente, segundo ele, e que o bom resultado do levantamento é fruto das ações executadas pela atual gestão.

“Fizemos um trabalho que se tornou referência, por conta do compromisso com a qualidade de vida”, justificou Paulo José, em entrevista à reportagem do Cuiabano News.

Paulo José argumentou que Rondonópolis conta hoje com quase 100% de água tratada e 95% de esgoto coletado, sendo que todo esse volume é tratado antes de ser devolvido à natureza. Sobre resíduos sólidos, 99,95% das residências são cobertas pela coleta e em cerca de 80 bairros é feita a coleta seletiva.

Além disso, quatro Ecopontos atendem o descarte ambientalmente correto de resíduos.

Rondonópolis tomou cuidado com a água tratada, que pode carregar agrotóxicos e outras substâncias químicas e radioativas que são perigosas para a saúde quando acima dos limites fixados pelo Ministério da Saúde.