A eng. agrônoma Lys Sueli Barco conduziu pela primeira vez a plenária do mês de setembro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) como presidente em exercício. Além de Lys a mesa da sessão foi comandada pelo diretor administrativo do Crea-MT, eng. eletricista, Adriano Breunig.

Durante a palavra livre, vários assuntos foram destacados, entre eles o II Congresso Mato-grossense de Assuntos Fundiários, que será realizado dia 17 de outubro no auditório Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), apresentado pela vice-presidente da Comissão de assuntos Fundiários da OAB-MT, Paula Teibel. O evento abordará temas de relevância tanto da área jurídica como técnica das Engenharias; Florestal, Agronômica e outros. Informações e programação do encontro aqui.

Os conselheiros titulares, eng. florestal André Baby e suplente: eng. eletricista Walter Aguiar propuseram a impotência da divulgação através de artigos à imprensa sobre as condições climáticas que o país vem vivenciando atualmente. Na oportunidade Baby explanou que o assunto tem que ser propagado pelas Engenharias, Agronomia e Geociência do Sistema, dessa forma chamará a atenção da população com relação as mudanças climáticas e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Onde o Crea-MT, além do Confea, precisam ser protagonistas e liderar essa discussão junto à sociedade brasileira e no estado Mato-grossense.

Na ocasião, a presidente em exercício Lys convidou os conselheiros das cinco Câmaras Especializadas e membros de entidades de classe para também elaborarem artigos com temas de grande relevância e de interesse do Sistema Confea/Crea e sociedade. E que esse material será postado no site do Crea-MT e enviado à imprensa de Mato Grosso.

Já a conselheira geóloga Sheila Klener falou da realização de Workshop de Recursos Hídricos e comunicou o pleno sobre o apoio do Conselho, por meio da Comissão do Meio Ambiente para a causa animal através do Projeto: Tampatinhas , desenvolvido por uma Organização Não Governamental (Ong), na qual a autarquia está sendo ponto de recolhimento de tampinhas de plástico e metal para reciclagem. O valor recebido pela reciclagem será revertido para cuidados e castração de animais de rua.

Ressaltando que essas ações comprimem às ODS, o conselheiro eng. civil Roberto Vasconcelos salientou sobre a estreita relação entre os agentes judiciários e advogados com os profissionais do Sistema, no que tange as atividades de Engenharia diagnóstica, ou seja, perícia, inspeção e avaliação. Também falou de um evento de Construções Industrializadas que está sendo idealizado em Cuiabá, que atrairá profissionais de todo estado, proposto para o primeiro semestre de 2024 e a apoiado pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC), por meio de sua coordenação. Para que essa forma os conselheiros Crea-MT possam apresentar um resumo de suas participações nos eventos, conforme a adequação da Portaria nº015.

O conselheiro, eng. agrimensor Carlos Michelini, fez um balanço da presença dos profissionais das Câmaras Especializada na 22ª edição do Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias (Cobreap) realizado neste mês de setembro em São Paulo. Durante o congresso foram realizados workshops, painéis, palestras e apresentação de trabalhos, onde foram debatidos temas de grande interesse da categoria.

O coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Florestal, eng. florestal Cicero Ramos, expôs a Capacitação em Perícia Judicial, que será realizada pela Associação Mato-Grossense de Engenheiros Florestais (Amef) no mês de outubro em parceria com o Sistema Confea/Crea/Mútua, destinada a associados e profissionais interessados.

O encontro será ministrado pelo facilitador Luiz Fernando de Mello, Engenheiro e advogado, especialista em perícias e avaliações, com experiência de mais de 35 anos na área e autor de 14 livros sobre o assunto. Durante a palavra livre o conselheiro, eng. agrônomo Clovis do Lago Albuquerque expressou o sucesso de público vindo de várias partes de Mato Grosso na XVIII edição do tradicional Costelão do Engenheiro Agrônomo, realizado pela Associação de Engenheiros Agrônomos de Primavera do Leste (AEAPL).

O eng. agrônomo e conselheiro suplente Isan Rezende falou de seu canal de comunicação que viabilizará entrevistas com representas das cinco Câmaras Especializadas do Regional, onde os coordenadores discutirão assuntos ligados as modalidades e o Sistema Confea/Crea. A conselheira, eng. sanitarista e de segurança do Trabalho Giuvania Maria Soares Lopes, atualmente Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura (SFPA-MT) convidou o pleno a participar dos eventos disponibilizados pela SFPA-MT, à exemplo do curso de Multiplicadores Aquícolas.

O diretor financeiro da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea(Mútua-MT), eng. civil, Silvano Pohl Moreira de Castilho Junior, explanou sobre o avanço na gestão da Mútua-MT de 25% na quantidade de associados e no grande aporte financeiro a esses credenciados à Caixa nos últimos 03 anos, além de outros benefícios de capacitações como : Atividades culturais ; Desenvolvimento Profissional; Tecno prev e suas vantagens; plano de saúde; Seguro de Responsabilidade Civil Profissional ; Portal da Empregabilidade; Auxlio Maternidade e o PIM – Programa de Inclusão da Mútua. Outros benficios aqui.

Na ocasião foram aprecidos, um processo de registro de pessoa jurídica; 15 processos de infração a legislação ; dois Ad referendum; 02 cadastramentos de Curso de Nível Superior e 04 Deliberações da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas (COTC).

Cristina Cavaleiro