O mato-grossense Lukas Andrade é lutador de Jiu-Jitsu e foi selecionado para participar do Campeonato Mundial sem Kimono da modalidade esportiva, nos Estados Unidos, entre 7 e 10 de outubro. Porém, o alto custo ainda é uma barreira para realizar seu grande sonho.
Mas, a solidariedade no esporte mais uma vez mostrou sua força e Lukas conseguiu do Cuiabá uma camisa autografada pelo elenco para sortear entre os participantes de uma ação, que tem como objetivo levantar recursos para a ida ao país norte-americano.
Com o dinheiro arrecadado com a ação, o lutador pretende pagar parte dos custos com a viagem aos Estados Unidos. Neste momento, para qualquer brasileiro entrar no país é preciso cumprir uma quarentena de 15 dias em outro território que não esteja em emergência para a Covid-19.
“Estou indo lutar esse campeonato pela primeira vez. Para competir eu precisava estar ranqueado, e dessa vez estou. Estou focado e treinando bastante”, disse.
A ação valendo a camisa custa R$ 10 e o sorteio será no próximo dia 25 de setembro.
“Eu ganhei uma passagem para Lisboa, em Portugal, vou ganhar a alimentação também. Então, sairá mais barato do que ir para o México, como era meu plano inicial”, destacou.
O lutador fará uma segunda ação para sortear uma tatuagem no valor de mil reais. A ação vai contar com 100 participantes e o valor é de R$ 20.
Lukas relata que chegou a ser selecionado no programa Bolsa Atleta, do governo estadual, mas nunca recebeu o benefício. Ele revela incômodo em ter que apelar para os sorteios, mas procura recompensar a ajuda recebida como voluntário em projetos sociais.
O Campeonato Mundial sem Kimono de Jiu-Jitsu será realizado entre os dias 7 e 10 de outubro, na cidade de Garland, no estado americano do Texas. (Com informações do GE)