O presidente Lula (PT) não virá a Cuiabá para participar da campanha de Lúdio Cabral (PT) no segundo turno do pleito municipal. A informação é do UOL. Segundo a apuração do portal, a avaliação do partido é de que a presença de Lula no reduto bolsonarista não ajudaria Lúdio a enfrentar o candidato da direita, Abilio Brunini (PL). Por outro lado, no outro extremo da corrida eleitoral, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) promete vir à Capital mato-grossense e levar uma multidão às ruas em favor de Abilio.

Lúdio permanece como a única esperança do PT para conquistar uma prefeitura em um dos Estados mais bolsonaristas do país. Além de ter perdido em todas as cidades que disputou, a legenda também perdeu representatividade nas Câmaras de Cuiabá e Várzea Grande, os dois maiores municípios do Estado.

A chegada de Lúdio à segunda etapa das eleições foi uma surpresa. Nas pesquisas eleitorais, o petista aparecia em terceiro lugar, rivalizando com Abilio um lugar no segundo turno, enquanto Eduardo Botelho (União) era tido como favorito. As urnas, porém, mostraram uma reviravolta no cenário.

Brunini teve a maior votação e passou com folga para o segundo turno. Já Lúdio desbancou o púpilo do governador Mauro Mendes (União) numa votação apertada. Eduardo Botelho e Domingos Kennedy (MDB) se despediram da disputa no domingo (6).

Depois do resultado, Lúdio Cabral antecipou que já na segunda-feira se reuniria com as lideranças do PT e dos partidos aliados para definir os rumos da campanha no segundo turno, as deliberações, ao que tudo indica, não incluem o suporte incisivo do presidente da República como ocorrerá em outras cidades do país.

(HNT)