Em encontro recente com o ex-presidente Lula, o candidato a deputado federal Chico Daltro (PV) recebeu o apoio do candidato a presidente petista. “É importante eleger deputados federais comprometidos com a democracia e o desenvolvimento do Brasil e de Mato Grosso. Por isso é importante eleger Chico Daltro, um companheiro que tem esses compromissos”, afirmou Lula.
Lula e Chico Daltro conversaram sobre a política nacional e de Mato Grosso e recordaram seus tempos de sindicalistas, quando, em 1985, junto com lideranças petistas, o candidato a deputado federal liderou um dos maiores movimentos sindicais do Brasil: a retomada do movimento sindical dos bancários.
Chico Daltro na época presidia a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (APCEF). Naquele período, os funcionários da CEF dos dois estados se organizavam numa mesma entidade. Hoje estão separados.
Ele também ocupou a presidência do conselho diretor da Federação das Associações do Pessoal da Caixa. A luta na época era transformar as APCEFs em representações sindicais. A partir daí a luta foi estabelecer uma jornada de trabalho de seis horas e o reconhecimento dos economiários (como eram chamados os funcionários da Caixa) como bancários.
O reconhecimento dos funcionários da Caixa como bancários impulsionou a luta da categoria por seus direitos e fortaleceu o movimento dos bancários em nível nacional. A histórica greve de meados da década de 80, liderada por Chico Daltro e seus companheiros, assegurou a série de direitos dos economiários. Foi a primeira paralisação na instituição em 130 anos de sua fundação na época.
Toda esta história de luta fez parte da conversa de Lula com Chico Daltro. Um encontro emocionante de suas lideranças combativas do movimento sindical nacional. “Chico Daltro é um companheiro forjado na luta. Por esta razão precisamos dele aqui em Brasília, para fortalecer a bancada de mulheres e homens progressistas que necessitamos”, reiterou Lula.