Tomou posse, neste domingo (1°) o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT). Essa é a terceira vez que o petista exercerá o cargo mais alto do Executivo nacional. Foi empossado também o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) em cerimônia no Congresso Nacional.
No primeiro discurso, Lula agradeceu a consciência política da sociedade e reforçou, mais uma vez, que sua vitória representa a vitória da democracia.
“Nunca os eleitores foram tão constrangidos pelo poder econômico e por mentiras disseminadas em escala industrial, mas a decisão das urnas prevaleceu”, comemorou.
Lula também reiterou o compromisso com a população mais vulnerável do país e enviou uma mensagem de “esperança” e “reconstrução”.
“Nossa mensagem ao Brasil é de esperança e reconstrução. O grande edifício de direitos, de soberania e de desenvolvimento que esta Nação levantou vinha sendo sistematicamente demolido nos anos recentes. É para reerguer este edifício que vamos dirigir todos os nossos esforços”, afirmou.
“Sob os ventos da redemocratização dizíamos: ditadura nunca mais. Hoje, depois do terrível desafio que superemos, devemos dizer: democracia para sempre!”, completou.
Do lado de fora do prédio, uma multidão de apoiadores do presidente assistiram a posse por meio de telões. O presidente, agora empossado, ainda deve desfilar em carro aberto.
A programação de posse acontece desde as 10h com shows em comemoração à vitória de Lula. A cerimônia externa de honras militares está marcada para as 16h05. Às 16h20 o presidente e o vice-presidente devem se deslocar para o Palácio do Planalto.
O “Festival do Futuro” será retomado às 18h com shows de artistas de todo país.
Fonte: HiperNotícias