O candidato a prefeito de Cuiabá Lúdio Cabral se reuniu com representantes do setor da construção civil para ouvir demandas e apresentar propostas para mudar de verdade a realidade da população cuiabana. No encontro, Lúdio destacou a importância dos setores construtivo e imobiliário, responsáveis por gerar emprego e renda e por contribuir com o desenvolvimento econômico da cidade.
“Nós vamos dialogar com todos os segmentos e setores da sociedade durante o nosso governo, vamos ter um espaço permanente de escuta, porque é juntos que vamos buscar as soluções para os problemas enfrentados por cada setor”, garantiu o candidato aos representantes do Crea, Creci, Secovi, Sinduscon e da Acomac.
Durante a reunião, Lúdio destacou o objetivo de construir 20 mil casas populares por meio do Minha Casa, Minha Vida para diminuir o déficit habitacional em Cuiabá. As casas terão energia solar e a proposta tem apoio do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O candidato também a preocupação central com a precariedade da saúde pública, que é responsável pelo endividamento da prefeitura e por comprometer os investimentos em outros setores.
“Vamos resolver o problema da saúde, ampliando as equipes de saúde da família e reabrindo as policlínicas, além de construir duas policlínicas novas. Eu sei como fazer e tenho certeza de que é resolvendo a saúde que vamos conseguir ter fôlego para resolver também as outras questões. Cuiabá tem muitos desafios, mas o principal deles está na saúde”, disse Lúdio.
O candidato também debateu com os profissionais do setor construtivo questões técnicas que afetam o desempenho das atividades, como o Plano Diretor da cidade e Planta de Valores Genéricos utilizada como base no IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana). Também esteve na pauta a composição do secretariado na prefeitura.
“As mulheres vão ocupar metade dos cargos de comando na prefeitura e nós teremos secretários com perfil técnico, qualificados para a missão de gerir a cidade, com respeito aos servidores e compromisso com o interesse público”, projetou Lúdio, lembrando que a proposta sobre paridade de gênero na prefeitura foi feita pela candidata a vice-prefeita Rafaela Fávaro.
Outro ponto abordado durante o encontro foi a recuperação do Centro Histórico e de seu entorno, e a revitalização do Morro da Luz. Lúdio apresentou a proposta de transformar o Centro Histórico em um polo educacional, com um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) ocupando os imóveis da região. Além disso, propõe que o Morro da Luz seja transformado em um parque público com zeladoria.
Lúdio é candidato pela coligação “Coragem e Força pra Mudar”, que reúne a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), o PSD e a Federação PSOL-REDE. A chapa tem como candidata a vice-prefeita a jornalista e empresária Rafaela Fávaro.