No Dia dos Professores, 15 de outubro, o candidato a prefeito Lúdio Cabral destacou no programa eleitoral na televisão as principais propostas para os profissionais responsáveis pela formação de crianças e adolescentes em Cuiabá. O programa também trouxe propostas para qualificar e preparar a juventude para o ingresso na universidade e no mercado de trabalho.
“Meus parabéns a todos os professores e professoras e a todos os profissionais da educação. Fui professor e sei como a valorização dos profissionais da educação pode mudar a vida das pessoas”, disse o candidato ao lembrar que já lecionou nos cursos de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade de Cuiabá (Unic).
Lúdio garantiu o retorno da gestão democrática nas escolas, com eleição direta de diretores e coordenadores pela comunidade escolar. Citou ainda o compromisso de fortalecer os conselhos escolares e a participação das comunidades no cotidiano das escolas.
“Os técnicos da educação terão finalmente, em sua tabela salarial, a promoção para aqueles que têm curso de nível superior”, disse Lúdio. O candidato lembrou também da proposta de realizar concursos públicos para diversas áreas a cada dois anos, com prioridade para a Educação. Lúdio reforçou o compromisso de pagar a Revisão Geral Anual (RGA) a todos os servidores públicos todos os anos, com o objetivo de assegurar a recomposição das perdas impostas pela inflação.
“Nós vamos respeitar os interinos e faremos processo seletivo justo na escola. Não existe uma boa educação sem gestão democrática e sem o servidor valorizado”, completou Lúdio.
Investimentos em educação
Entre as propostas apresentadas no programa eleitoral também esteve a parceria com as igrejas e instituições filantrópicas para solucionar de maneira imediata a falta de vagas nas creches em Cuiabá, que atualmente prejudicam a vida de 4 mil famílias. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou ainda o compromisso de realizar os investimentos necessários à construção de 20 novas creches em Cuiabá.
“Lúdio contará com todo meu apoio, com todo o apoio do Ministério da Educação para fazer as grandes ações e investimentos que as crianças e jovens de Cuiabá precisam e merecem”, disse o ministro Camilo Santana, citando também as escolas em tempo integral com salas multissensoriais para crianças com deficiência.
Lúdio ainda lembrou as propostas voltadas à educação da juventude, com a implantação de um campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) na região do Coxipó. O IFMT será responsável pelo ensino médio e técnico profissionalizante, formando os jovens para o mercado de trabalho e para o ingresso na universidade pública e gratuita.
“Nós vamos criar o cursinho pré-vestibular e o cursinho pré-enem da prefeitura para facilitar o acesso da nossa juventude à universidade”, diz o candidato a prefeito, que ainda irá trabalhar pela implantação de um campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) no Centro Histórico de Cuiabá, revitalizando e fomentando o comércio e a reocupação da região.
Lúdio é candidato pela coligação “Coragem e Força pra Mudar”, que reúne a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), o PSD e a Federação PSOL-REDE. A chapa tem como candidata a vice-prefeita a jornalista e empresária Rafaela Fávaro.