O candidato a prefeito Lúdio Cabral foi o mais propositivo no debate da TV Centro América na noite desta quinta-feira (3), destacando a parceria que sua gestão vai ter com o governo federal para realizar as obras e ações necessárias ao desenvolvimento de Cuiabá e à melhoria da prestação de serviços à população.
Em respeito à população Cuiabana, Lúdio manteve o perfil propositivo durante todo o debate, mesmo quando atacado pelo candidato Abílio Brunini, que mentiu loucamente e mostrou despreparo para ocupar cargo público eletivo. “A população de Cuiabá não merece ver um show de horrores durante o debate, baixaria. Quem faz isso, com mentiras, é porque está desqualificado e não tem propostas. Discurso vazio”, avaliou Lúdio.
Lúdio defendeu as propostas do seu plano de governo participativo nas áreas da saúde, gestão pública, cultura, saneamento básico, meio ambiente, e atenção às pessoas que mais precisam, inclusive os idosos. Destacou ainda a proposta de parcerias com as igrejas e entidades sociais.
“A parceria com as igrejas tem recebido muita aceitação, porque é uma proposta que vai dar resposta imediata à falta de vagas nas creches. A prefeitura vai alugar as salas e contratar os professores de desenvolvimento infantil para garantir segurança e educação de qualidade às nossas crianças, enquanto as mães, pais e familiares trabalham com tranquilidade”, disse Lúdio. Ele apresentou ainda propostas para o Centro Histórico de Cuiabá, como a reocupação da região com órgãos públicos e instituições de ensino como a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).
O candidato Lúdio também defendeu parcerias com cooperativas de catadores e de reciclagem para potencializar o tratamento dos resíduos sólidos em Cuiabá e resolver o problema dos lixões a céu aberto que se multiplicam pela cidade. Além disso, Lúdio assegurou que não vai aumentar impostos municipais e lembrou a população que o principal problema de Cuiabá atualmente é precariedade dos serviços na saúde pública, com dívidas que afetam a capacidade do município em investir em outras áreas. “É resolvendo os problemas na saúde, organizando e gerindo com capacidade técnica, é que vamos conseguir dar fôlego para a Prefeitura”, completa Lúdio.
Lúdio ainda apresentou propostas para a revitalização dos córregos e de recuperação das matas ciliares e do Rio Cuiabá, do Ribeirão do Lipa e do Rio Coxipó, que abastecem com água a população da capital. Lúdio citou as propostas de aumentar a quantidade de centros de convivência e oferecer serviços públicos nos bairros, além de implantar os centros-dia onde os idosos poderão socializar e desenvolver diversas atividades.