O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), disse em conversa com os jornalistas nesta quarta-feira (9), que Governo do Estado se precipitou em revogar o uso obrigatório da máscara no Estado.
“Outra decisão precipitada. O Estado sempre se apressa em tomar decisões para flexibilizar medidas restritivas e para facilitar a vida do vírus. Sempre faz isso!” disse.
Na noite de segunda-feira (7), o Governo de Mato Grosso revogou o Artigo 1º do Decreto nº 1.134, de 01 de outubro de 2021, que prevê a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual em todo o território mato-grossense.
Mas para que possa valer para a população, competirá aos gestores municipais a decisão sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual em espaços públicos e privados, tendo como base as circunstâncias sanitárias locais.
O deputado disse ainda que a evolução da curva definirá esse momento, assim como, quando, por exemplo, o Estado tiver uma cobertura vacinal por dose de reforço acima de 70% da população.
“Pois temos um problema sério em Mato Grosso, a cobertura vacinal estacionou. A expectativa que tínhamos de ter 70% da população coberta por duas doses em novembro, ela infelizmente não se concretizou, ao contrário, houve uma redução importante do ritmo da vacinação”, finalizou.