O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), divulgou que duas escolas estaduais em Várzea
Grande foram fechadas nesta semana e com isso, os funcionários contratados serão distratados e ficarão desempregados. A declaração foi dada durante uma conversa com a imprensa na sexta-feira (23), sobre a paralisação dos servidores da rede pública estadual, promovida pelo Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público do Mato Grosso), no próximo dia 28 de junho.
Segundo o parlamentar, os alunos da Escola Estadual Terezinha de Jesus e da Escola Estadual Gunnar Vingren, foram para a aula e encontraram os portões das unidades trancados. “E tem escola abandonada lá em Várzea Grande”.
“É justa a mobilização, até porque é uma pauta extensa, não só a remuneração, mas também as condições de trabalho, o respeito aos aposentados e pensionistas, o fechamento de escolas que o Estado prossegue fazendo. Essa semana duas escolas em Várzea Grande receberam o comunicado que serão fechadas”, enfatizou o petista.
Lúdio explica que a relação do Governo de Mauro Mendes (UNIÃO) com os trabalhadores da Educação é desrespeitosa, de forma sistemática, pois são diversos direitos negados, mesmo com um orçamento em superávit.
“O Governo negou o cumprimento de uma lei estadual que assegurava reajustes anuais ao longo de 10 anos. Nós chegaríamos agora, em 2023, ao último ano de reajuste, para recompor a remuneração dos profissionais da Educação. O Governo negou isso durante todo o primeiro mandato e continua negando, mesmo tendo uma arrecadação, mesmo tendo números e margem orçamentária que permitisse qualificar a remuneração dos profissionais da Educação aqui”, afirmou o deputado.
Fonte: Olhar Direto.