A atenção às crianças neurodivergentes e portadoras de doenças raras foi destaque do programa eleitoral do candidato a prefeito Lúdio Cabral desta segunda-feira (23). Com um plano de governo voltado à garantia de dignidade, inclusão e acompanhamento especializado, Lúdio tem um longo histórico de luta pelos direitos desta população.

Deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (ALMT), o candidato da coligação “Coragem e Força pra Mudar” liderou o debate sobre Tratamento Fora do Domicílio (TFD) no estado, assegurando, por exemplo, em aumento de diárias para acompanhantes de pacientes e no acesso à medicação.

Trabalho que mudou a vida do estudante Vicente Meireles, de 12 anos. Autista e portador de duas síndromes raras que causam epilepsia refratária, o garoto, que chegava a ter 60 convulsões por dia, pôde controlar o quadro e voltar a sair de casa para estudar e jogar vôlei, seu esporte preferido.

“É muito difícil com toda essa luta fazer essas coisas normalmente, porque você fica meio que afundado. Eu só queria falar que desejo que todo mundo consiga realizar seus sonhos e viver normalmente. Muito obrigado por você conseguir realizar o meu sonho de conseguir jogar meu esporte favorito. Eu te amo cara”, disse o menino.

Representando milhares de mães atípicas de Mato Grosso, Carol Meireles, mãe de Vicente, destacou que as conquistas alcançadas com apoio de Lúdio mudaram a vida de mais 3 mil pacientes e de suas famílias.

“Foi um divisor de águas a abertura que o senhor nos proporcionou na Assembleia. O Vicente foi alcançado, eu fui alcançada, minha família foi alcançada. Então quero agradecer a oportunidade que o senhor nos deu de voltar a sorrir e voltar a viver. Hoje é uma vitória muito grande ter o Vicente aqui do lado”, declarou.

Na Prefeitura, as conquistas serão ampliadas por meio de uma rede de serviços de saúde, educação e assistência social. “Vamos levar saúde para os bairros de Cuiabá. Serão 312 equipes de saúde da família com R$ 200 milhões do Ministério da Saúde todo ano para ter médico no posto de saúde”, disse Lúdio no programa eleitoral.

Recentemente, em reunião com mães atípicas, Lúdio explicou que esta rede vai atuar já a partir do início do ano letivo, com mutirões de saúde nas escolas. “É essa equipe que vai buscar o caminho para um diagnóstico para aquelas crianças que tenham transtorno do espectro autista, TDAH ou qualquer outra coisa.”

Seu plano de governo participativo propõe ainda capacitação na educação para o atendimento a pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual e múltipla, além da implantação de protocolo na saúde para atenção a pacientes em crise, incluindo crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do espectro autista (TEA).

Outras medidas importantes são a contratação de profissional da psiquiatria como visitador nas UPAS, o que evitará equívocos no diagnóstico e tratamento, e o apoio às famílias atípicas, por meio de incentivo psicossocial e relacional e da criação de políticas públicas de acolhimento.

Lúdio é candidato pela coligação “Coragem e Força pra Mudar”, que reúne a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B), o PSD e a Federação PSOL-REDE. A chapa tem como candidata a vice-prefeita a jornalista e empresária Rafaela Fávaro.