O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) convocou o secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, para prestar esclarecimentos sobre a portaria que altera os parâmetros para diversas funções nas escolas estaduais, aumentando a carga de trabalho de milhares de profissionais em diversos cargos. A convocação está prevista para a próxima quarta-feira (13), antes da sessão ordinária. Além de convocar o secretário, o requerimento também prevê convite ao Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) e aos representantes de cada categoria afetada.
“A portaria traz uma série de injustiças aos profissionais da educação. Queremos que o secretário esclareça todos os pontos problemáticos e altere o que for necessário. Está claro que a Seduc quer reduzir custos às custas de sacrifício dos funcionários”, disse Ludio.
O parlamentar citou mudanças que aumentaram a carga de trabalho de diversos cargos, previstas na Portaria N° 1.138/2024/GS/SEDUC/MT, que dispõe sobre o processo de seleção e atribuição para cargos e funções dos Profissionais da Educação da Rede Estadual de Ensino para 2025.
“A portaria estabelece parâmetros desumanos para uma série de profissões: uma merendeira cozinhar, servir e limpar utensílios de cozinha para cada 250 alunos; um profissional de limpeza para cada 600 metros quadrados; um secretário escolar e técnico administrativo escolar para cada 600 alunos, inviabilizando o técnico especializado em bibliotecas e salas de multimeios; vigilantes estão sendo retirados do trabalho noturno e colocados no período diurno com desvio de função para fazer o papel de agente de pátio”, apontou Lúdio.