A Assembleia Legislativa aprovou, nesta segunda-feira (13), a convocação do secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo. O requerimento de convocação foi proposto pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que quer informações sobre a situação financeira do Estado no período da pandemia da Covid-19.
“Na semana passada, o secretário se pronunciou na imprensa, mas considero muito importante que ele venha à Assembleia apresentar com detalhes os números do governo. Precisamos das informações sobre a situação financeira atual do Estado, sobre as projeções para arrecadação e receita, a situação dos empréstimos que o Estado tem com a União e a previsão de despesas para esse período da pandemia”, afirmou Lúdio.
Na justificativa do requerimento, o deputado observou que o isolamento social e a redução da circulação de pessoas recomendada pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério da Saúde e por quase todas as autoridades sanitárias do mundo, tem como consequência a redução da atividade econômica. Por isso, Lúdio quer saber as projeções do impacto dessas medidas na receita do Estado. Além disso, a pandemia causada pelo coronavírus demanda investimentos do Poder Público, aumentando despesas em áreas essenciais.
A convocação foi transformada em convite a pedido do líder do governo, Dilmar Dal’Bosco (DEM), que agendou a ida de Gallo para o dia 22 de abril, às 16h. A proposta de Lúdio é que o secretário vá ao plenário da Assembleia, enquanto os deputados poderão acompanhar a sessão e questioná-lo de forma remota por meio do aplicativo Zoom, usado para realizar as sessões por videoconferência durante a pandemia.