Lucas Veríssimo, do Santos, abriu o jogo em entrevista exclusiva ao ge e admitiu o desejo de deixar o clube para acertar com o Benfica, de Portugal. Destaque do Peixe nas últimas temporadas, o zagueiro já esteve perto de ser negociado por diversas vezes, mas as saídas sempre bateram na trave.
Pedido pelo técnico Jorge Jesus, ex-Flamengo e hoje no comando do Benfica, Lucas Veríssimo não esconde o carinho e a gratidão pelo Santos, onde foi revelado, mas diz que é a “hora certa” para seguir sua carreira em novos desafios. A ida para o futebol europeu sempre foi um sonho.
– Todos sabem o que eu sinto pelo Santos. Comecei e cresci aqui, é um clube que eu não só aprendi a respeitar e ter carinho, mas também amar. Eu amo o Santos e, todas as vezes que entro em campo, honro essa camisa e esse clube que me deu tanto. Mas eu creio que essa seja a hora certa – afirmou Lucas Veríssimo.
– É uma situação que realmente me atraiu demais, por tudo que a envolve. Poder atuar em um clube deste nível na Europa, jogar competições como Champions League, Europa League… Tudo isso me atraiu demais e eu creio que seja o momento ideal da minha carreira, por tudo que estou vivendo agora e tudo que quero alcançar na minha vida. Estou aguardando a definição por parte do Santos, mas o clube sabe da minha vontade e eu não escondi isso de ninguém – continuou o zagueiro.
O Santos alega já ter um acordo com uma instituição financeira para antecipar o valor, mas com juros de 15%. Como a janela de transferências europeia está fechada, a ida de Lucas Veríssimo ao Benfica seria apenas em 2021.
A situação está emperrada por detalhes burocráticos. A diretoria do Santos já aceitou a proposta do clube português, mas depende da aprovação dos Conselhos Fiscal e Deliberativo para que ela seja oficializada. Algo que ainda não aconteceu – e está emperrado.
Em reunião na última terça-feira, o Conselho Fiscal emitiu um parecer desfavorável ao negócio. Com a negativa, o Conselho Deliberativo sequer colocou o assunto em votação. Rollo pediu que a decisão fosse reconsiderada e conseguiu mais tempo para tentar convencer os órgãos da necessidade de vender Lucas Veríssimo.
– Essa nova diretoria foi muito sincera comigo e tem sido muito profissional. Infelizmente, o último presidente (José Carlos Peres) não fez o mesmo, acabou me expondo bastante nas últimas janelas, me jogando contra a torcida, muito diferente do que o Rollo e o Ximenes têm feito comigo.
– Fico ainda mais tranquilo para falar que é a hora certa, porque eu tenho certeza de que é uma venda que pode ajudar também o Santos. Todos sabem que o clube passa por um momento complicado financeiramente. Então é uma realização de um sonho meu e um valor providencial ao clube também nesse momento, não tenho dúvida – disse Lucas Veríssimo.
Lucas Veríssimo, zagueiro do Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC
O Santos não esconde que vê Lucas Veríssimo como principal ativo do clube para tentar amenizar diversas dívidas. O clube deve salários e direitos de imagem ao elenco e está punido pela Fifa e não pode registrar novos jogadores por causa de uma pendência com o Atlético Nacional, da Colômbia.
Por fim, Lucas Veríssimo comentou sobre a insistência de Jorge Jesus em querer contratá-lo. O próprio Benfica tentou a contratação do zagueiro na última janela de transferências, mas a falta de tempo impediu o acerto.
– Vi a entrevista do Jorge Jesus me elogiando, falando que gostaria de contar comigo no elenco do Benfica. Fiquei muito feliz, com certeza é um fator a mais que me faz querer ir, aproveitar essa chance e essa proposta vinda nesse momento – concluiu o zagueiro do Santos.
Lucas Veríssimo é titular absoluto do Santos e um dos principais jogadores da equipe. São 178 jogos disputados pelo Peixe. (Globo Esporte)