Embalado com os últimos resultados – vitórias sobre o Palmeiras e Santos e ainda empate com o Fortaleza fora de casa -, o Cuiabá inicia a disputa do segundo turno com a expectativa de manter a boa fase e seguir firme ao seu objetivo que é a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Em jogo marcado para este sábado, às 16 horas (horário de MT) em Caxias do Sul, o Dourado enfrenta o Juventude em busca de outro bom resultado.

Será um confronto direto na tabela de classificação, já que a equipe gaúcha pode ultrapassar o Dourado em caso de vitória. O juventude está na 13ª colocação, com 23 pontos, um a menos que o time auriverde.

Para esse confronto, o time cuiabano terá dois desfalques importantes. Os jogadores Pepê e Uilian Correa, que testaram positivo para a Covid, não viajaram com a equipe que já está concentrada para o jogo válido pela 20ª rodada do Brasileirão. Após treinos em Cuiabá, o técnico Jorginho deve manter a equipe que vem atuando nos últimos jogos. Assim, o time provável é o mesmo que saiu jogando contra o Santos no último sábado, na Arena Pantanal.

Desde a chegada de Jorginho, o Dourado acumula cinco vitórias, três empates e duas derrotas. O melhor momento do Auriverde da Baixada aconteceu justamente na reta final do primeiro turno. O Cuiabá está invicto há três jogos – contra Palmeiras, Fortaleza e Santos – somando sete pontos dos últimos nove em disputa. Com 42% de aproveitamento nas 19 rodadas disputadas, a equipe já está mais próxima dos retrospectos dos integrantes do G-6 do campeonato do que o Bahia, por exemplo, primeiro time fora da zona de rebaixamento, que conquistou 36% dos pontos possíveis.

Elenco do Cuiabá durante treino para enfrentar o Juventude

O time deve ter uma mudança no ataque. O gol marcado na rodada passada deu ao artilheiro Elton um lugar como titular contra o Juventude. A última vez em que o centroavante foi escalado para iniciar uma partida foi diante do Corinthians, pela 13ª rodada. Sem balançar a rede há nove jogos, Jenison deve ficar como opção no banco de reservas.

No meio-campo, Rafael Gava treinou normalmente durante a semana e deve reforçar o time após ficar de fora das últimas duas rodadas, em razão de um desconforto muscular.

A provável escalação do Cuiabá tem: Walter; João Lucas, Marllon, Paulão e Uendel; Auremir, Camilo e Rafael Gava (Yesus Cabrera); Clayson, Elton e Jonathan Cafu.

Juventude reforçado com Castilho

O começo da tarde de sexta-feira trouxe uma ótima notícia para o técnico Marquinhos Santos visando o duelo contra a equipe do Cuiabá, neste sábado. O pedido de efeito suspensivo solicitado pela direção do Juventude foi acatado pelo STJD e, com isso, o volante Guilherme Castilho está liberado para atuar na primeira rodada do returno.

Na última quinta-feira, o Juventude foi notificado sobre a punição de dois jogos para o volante pela expulsão e agressão a Palacios, do Inter, em partida do Campeonato Brasileiro. Como já havia cumprido a suspensão automática contra a Chapecoense, o atleta teria mais uma partida para cumprir, o que ocorreria contra o Cuiabá.

Volante Guilherme Castilho — Foto: Fernando Alves/E.C Juventude

Volante Guilherme Castilho — Foto: Fernando Alves/E.C Juventude

No entanto, com o pedido de efeito suspensivo aceito pelo STJD, e o jogador está liberado para atuar até que seja realizado um novo julgamento, no Pleno do tribunal. O jogador alviverde foi denunciado pela Procuradoria por agressão, que previa pena maior, mas a defesa do Juventude conseguiu desqualificar a denúncia para jogada violenta.

Após utilizar o 4-4-2 contra o Corinthians, na Neo Química Arena, o técnico Marquinhos Santos deve voltar ao esquema habitual para enfrentar o Cuiabá no Alfredo Jaconi. Com isso, o time deve contar com a saída de um volante e a entrada de mais um atacante de velocidade.

Sem poder contar com o atacante Capixaba, suspenso pelo terceiro cartão, a tendência é que Marcos Vinícios ingresse na equipe. No meio-campo, Jadson e Dawhan devem ficar como alternativas para o decorrer da partida. Isso porque Matheus Jesus deve voltar aos onze iniciais. (Com GE)

O provável Juventude: Marcelo Carné; Paulo Henrique, Vitor Mendes, Quintero e William Matheus; Matheus Jesus, Guilherme Castilho, Wagner; Paulinho Boia, Ricardo Bueno e Marcos Vinícios.