A Prefeitura de Santo Antônio de Leverger, através da prefeita Francieli Magalhães, sua vice Giseli Ribeiro e a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL), estão desenvolvendo o ‘Projeto Descarte com Responsabilidade’, que tem o objetivo de organizar o descarte de livros irrecuperáveis nas escolas do município e destiná-los à reciclagem para, consequentemente, revertê-los em obras literárias para estas mesmas unidades de ensino.

A secretária da pasta, Carol Lima, diz que por meio da iniciativa, os alunos vêm ganhando mais consciência sobre a importância da reciclagem para preservação do meio ambiente e como alternativa econômica.

“Nós estamos conscientizando sobre a questão ambiental, social e educacional. Além de ser um incentivo a mais a leitura, a destinação adequada dos livros que estão acumulados nas escolas pode contribuir para o bem estar geral do planeta”, explica a secretária ao informar que o projeto foi implantado em fevereiro deste ano e que as escolas que estão participando nesta primeira fase são: as do Polo Bartolomeu Gonçalves de Queiroz e do Polo José Ferreira da Silva – ambas escolas do campo.

 

Destinação dos livros

De acordo com Carol, os livros recolhidos até o momento, foram encaminhados para a empresa Multpapel Recicláveis MT Eireli, em Várzea Grande – sem retorno em espécie, mas em forma de permuta de livros literários. A empresa Multpapel autorizou a reversão em livros literários, dos quais foram retirados na matriz da Livraria em Cuiabá. A SMEEL ficou responsável pelo recolhimento e armazenamento do material (livros) bem como transportar até a empresa de reciclagem.

(Com Márcia Martins / Assessoria)