Tendo desempenhado papel fundamental no crescimento da modalidade, a Liga de Judô Mato-Grossense – LJMT completa 23 anos de fundação, no próximo dia 27 de maio. A entidade é considerada um “divisor de águas”, tanto do ponto de vista da evolução técnica, quanto na ampliação considerável dos adeptos do desporto, desde o final da década de 1990.

Houve sempre foco de estabelecer uma gestão democrática, transparente, inovadora e que tenha viés de cunho social e não apenas preocupação com o esporte de rendimento.

Na atualidade, a LJMT desenvolve projetos sociodesportivos e educacionais, estabelecidos em práticas contextualizadas e diferenciadas, voltadas especificamente para a formação humana, em vários municípios de Mato Grosso. Entre os quais se destacam Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Juara, Tangará da Serra e Sinop.

Os projetos sociais, em geral, são resultados de parcerias com Organizações Religiosas, Associação de Moradores de Bairros, Espaços comunitários, Escolas da Rede Pública Municipal e Estadual. Em Cuiabá na região do Jardim Vitória, a LJMT está presente na Associação Presbiteriana Socioeducacional Maná – JUDÔ MANÁ, que é a extensão social da Igreja Presbiteriana, tendo o Pastor Sênior Reverendo Marcos Antônio Serjo da Costa, na coordenação do atendimento a 250 atletas. Na região da Cidade Alta, a Comunidade Católica Imaculada Conceição, através da Associação de Judô Carlo Acutis, estando a frente o Professor Marcelo de Castro Carvalho e o paroquio Padre Elilzo Marques de Oliveira que atende 150 atletas. Na região do CPA a mais nova parceria com o BOPE-JUDÔ BOPE ACÃO, CIDADANIA E EDUCAÇÃO, através do Ten. Cel. PM Frederico Corrêa Lima que hoje atende 270 atletas, com previsão de abrir mais 300 vagas ainda este ano.

3ª COPA MANÁ OPEN DE JUDÔ

Recentemente, no último dia 15 de abril, foi realizada a 3ª COPA MANÁ OPEN DE JUDÔ, no pátio da Igreja Presbiteriana de Cuiabá, com a participação de 250 atletas. Este evento teve por finalidade promover a confraternização entre os participantes e divulgação dos projetos sociais.

Na ocasião foi convidada a equipe Arruda Tean da Liga Sul Mato-Grossense de Judô, que veio prestigiar o evento. Também foi realizada a promoção do primeiro faixa preta do atleta Jhon Renner De Souza Madeira do Projeto Judô Maná, sob a orientação e formação do seu professor e idealizador sensei Antônio Cláudio Ribeiro.

Várias autoridade estiveram presentes para prestigiar o evento, dentre eles o secretário adjunto da SECEL-MT David Moura, secretário da SMCEL de Cuiabá Aluízio Leite; secretário de Ações Institucionais da Câmara de Cuiabá Charles Dias ; secretário de Gestão Administrativa da Câmara Municipal Rubens Vuolo Júnior, vereador Dilemário Alencar e Pablo Silveira, representando o vereador Chico 2000.

Rica história da liga

A rica história da LJMT começou na própria fundação no dia 27 de maio de 2000 na cidade de Tangará da Serra. Assinaram a ata de fundação os professores: Manao Ninomiya, Fenelon Oscar Müller (In memoriam), Robério Libânio Duarte, Arão Bastos Ormond, Fabio Yegros Pereira, Jorge Henrique Franco Godoy, Carlos Fernando Pereira, Gilmar Gomes Gracioso, Sandro Soares Araújo, Kazuo Ninomiya (In memoriam), José Luiz Prezotto Júnior, José Antônio Nascimento (In memoriam), Rodrigo Antônio Costa Menacho, Samir Brada Dib, Fernando Ney dos S. Martinez e Lúcio Delfino da Cunha.

Consolidando este ato participaram na fundação, o presidente da Liga Nacional de Judô, professor Galileu Paiva; e o Presidente da Liga Mineira de Judô, professor Albano Augusto P. Corrêa Neto.

Um grupo de atletas faixas pretas e os professores Ernesto Soares, Marco Pissini Galceran, Keitel Jorge Júnior, Wellington Bezerra, Reginaldo Sirino, entre outros, tomaram a decisão de fundar a LJMT. A primeira gestão foi presidida pelo professor Arão Bastos Ormond (2000-2003), seguido por Fábio Yegros Pereira (2003-2005); Manao Ninomiya (2005-2007); Carlos Fernando Pereira (2007-2009) e professor Robério Libânio Duarte, atual presidente desde 2009.

“Nosso objetivo com a implantação desses projetos, não é formar campeões e sim cidadãos de bens, que irão contribuir de alguma forma para uma sociedade melhor, baseado nos princípios ético e moral, necessários para uma vida íntegra na comunidade em que estão inseridos.”

Robério Libânio Duarte – Presidente da LJMT

Site: https://www.ligadejudomt.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/ligadejudomt
Instagram: https://www.instagram.com/ligadejudomatogrossense