O Palmeiras passou pelo seu grande teste até aqui e está na decisão da Libertadores feminina. Na noite desta quarta-feira (26), a equipe alviverde venceu por 1 a 0 o América de Cali, atual campeão colombiano e tradicional no futebol feminino, pela semifinal. Ary Borges anotou o gol solitário no Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador.

Assim, as palestrinas estão classificadas para a final logo em sua primeira participação no torneio sul-americano. O adversário será o Boca Juniors na próxima sexta-feira – as argentinas empataram com o Deportivo Cali por 1 a 1 e levara a melhor por 3 a 0, nos pênaltis.

O resultado manteve, ainda, o 100% de aproveitamento da equipe comandada por Ricardo Belli, que triunfou nos quatro jogos desta Libertadores, com 15 gols anotados e apenas 2 sofridos.

As palmeirenses foram melhores na primeira etapa e deram muito trabalho à defesa do América. Enquanto isso, as colombianas apostavam nos contra-ataques. Mosquera mandou bomba raspando a trave da goleira Jully. Mas Ary respondeu pelo time brasileiro e encheu o pé de fora da área para acertar a trave. Duda e Bia Zaneratto também assustaram a meta colombiana. Em uma delas, Zaneratto obrigou a goleira Giraldo a fazer uma defesaça.

Na volta do intervalo, a força da bola aérea alviverde seguiu aterrorizando as colombianas. Isso porque Ary Borges, logo aos nove minutos, colocou as palestrinas na frente depois que Byanca Brasil fez cruzamento perfeito para a camisa 8 aparecer na área para desviar de cabeça. O América até esboçou uma reação empilhando jogadoras na frente, mas o Verdão controlou as ações e garantiu um resultado histórico. (Jogada 10)